Tudo sobre a banda britânica Muse formada por Matt Bellamy, Dom Howard e Chris Wolstenholme.

Instagram Facebook Twitter

[TRADUÇÃO] O RETORNO DO MUSE À AUSTRÁLIA, PLANOS MUSICAIS E O QUE MOTIVA A BANDA

Muse tem sido um elemento básico da cena internacional do rock há mais de duas décadas e, embora sua música recente tenha dividido sua base de fãs até certo ponto, suas realizações incríveis como uma banda durante um período significativo de tempo são inquestionáveis. Matt Bellamy também ocupa seguramente um lugar como um dos líderes mais divertidos e encantadores de todos os tempos.

Após a última visita à Austrália em 2013, o Muse anunciou recentemente que eles estarão retornando por aqui no final de 2017. No entanto, eles só vão fazer dois shows, em Sydney e Melbourne, em um momento em que as cidades que não estão na costa leste lutam contra uma batalha mais dura do que nunca para contratar atrações internacionais.

O Music Feeds alcançou o baixista, multi-instrumentista e backing vocal do Muse, Chris Wolstenholme, para conversar sobre seu último single ‘Dig Down’, porque eles decidiram tocar apenas em dois shows australianos e como a banda continua motivada depois de mais de duas décadas em cena.

Music Feeds: Faz um tempo desde que vocês estiveram na Austrália e achamos que provavelmente perderíamos a turnê do [último álbum] Drones. Foi sempre parte do grande plano chegar aqui depois do último álbum?

Chris Wolstenholme: Eu acho que sempre planejamos voltar. Obviamente, com a produção massiva que tomamos em torno da Europa na Drones Tour, a realidade de conseguir trazer isso para a Austrália, não era realmente uma possibilidade, para ser honesto. Queríamos cobrir uma boa parte da tour do Drones por aí afora e sabíamos que haveria lugares em que não seríamos capazes de levar essa produção.Foi sempre nossa intenção fazer um pouco de turnê este ano e chegar a alguns desses lugares que perdemos. A Austrália é um lugar incrível para visitar de qualquer maneira, independentemente de tocar lá ou não, então sempre foi nossa intenção.

MF: Vocês só estão indo para Sydney e Melbourne no final deste ano, e houve alguns fãs insatisfeitos expressando seus sentimentos sobre isso nas mídias sociais. Você acha que é provável que as turnês futuras sejam restritas à costa leste ou você acha que vão ficar um pouco mais na próxima vez que voltarem?

CW: Tenho certeza que iremos retornar para mais turnês. Este ano não é um ano de turnê particularmente pesado para nós. Nós fizemos um pouco nos Estados Unidos e estamos apenas tentando chegar a alguns dos países que não chegamos na turnê do Drones inicialmente, mas nunca foi nossa intenção fazer um ano inteiro de turnê.Acho que às vezes é difícil ir a todos os lugares. Gostaríamos de tocar em todas as cidades e em todo o mundo em cada álbum, mas nunca terminamos de fazer turnês. É difícil escolher, e, obviamente, outras coisas entram em jogo como a disponibilidade do local. Também está muito perto do Natal, e, infelizmente, temos crianças para as quais voltarmos. Definitivamente, vamos voltar e fazer uma turnê completa em algum ponto.

MF: Sua última música ‘Dig Down’ foi lançada como single autônomo, e ouvimos que pode haver mais alguns singles lançados por eles mesmos. Por que foi desencadeada essa decisão de se moverem para este método de liberação de música, pelo menos por enquanto?

CW: Eu acho que a indústria mudou muito desde que começamos, certamente desde que lançamos nosso primeiro disco. Mas mesmo nos últimos cinco ou seis anos, o streaming tornou-se a forma como a maioria das pessoas parecem ouvir música hoje em dia e acho que isso afetou a forma como elas escutam música. As pessoas tendem a não consumir álbuns inteiros como o fizeram quando eu era mais novo. Ao que parece, toda a indústria e as plataformas para ouvir música são contempladas por pessoas que ouvem músicas individuais e criam suas próprias listas de reprodução e coisas assim.

Então eu acho que era algo que valia a pena tentar, apenas lançando um single diferente aqui ou ali. Há também menos pressão. Nós decidimos depois do Drones que tiraríamos um pouco mais de tempo, e que não iríamos viajar muito este ano, mas não queremos desaparecer completamente. Às vezes, como uma banda – mesmo nos momentos em que você está fora – você não sente necessariamente que quer fazer um álbum inteiro, porém às vezes é muito bom reunir-se como uma banda para um pouco de diversão e, se alguma coisa vem, você pensa; ‘Bem, por que não liberá-lo como um single autônomo?

Penso que durante anos as coisas foram reduzidas em torno de uma campanha de álbuns, promovendo um álbum e tendo singles para promover o álbum. Eu acho que todos nós sentimos que, com a maneira que o streaming funciona hoje em dia e que há tanta ênfase em músicas individuais, que não havia razão para não podermos fazer isso. Eu sei que em algum momento vamos fazer outro álbum, mas acho que é uma coisa agradável a fazer, enquanto isso, para que os fãs sintam que ainda estão conseguindo alguma coisa; nós não desaparecemos completamente da face do planeta.

MF: Vocês lançaram um vídeo em inteligencia artificial para ‘Dig Down’, e vimos drones e outras tecnologias de ponta incorporadas em sua presença ao longo dos anos. O que você acha que os motiva para que continuem tentando coisas novas e abraçando novas tecnologias?

CW: Eu acho que isso significa que você sempre pode fazer algo diferente. Se você não adotar novas tecnologias, fica preso com o mesmo show antigo ou a mesma música antiga. Acho que quando você está constantemente observando o que está disponível, seja para gravar ou para o show – você sempre sabe que estará oferecendo algo novo.

Quando fizemos a Drones tour, toda a ideia de ter drones reais voando ao redor da plateia, na verdade, era bastante difícil de fazer acontecer. Havia apenas uma empresa no mundo que tivesse a tecnologia para fazer o que queríamos, era tão novo. Eu não tenho certeza se nós fomos as primeiras pessoas a usá-los, mas acho que éramos a primeira banda a ter coisas voando pela arena daquele jeito.

Eu acho que se você mantiver o pulso com a tecnologia, nós vamos sentir que todas as vezes que as pessoas vierem nos ver tocar, esperarão ver algo que eles não viram antes. Então, sentimos que estamos constantemente em movimento e evoluindo como uma banda, seja ela musicalmente ou em termos dos elementos do show. Trata-se de garantir que as pessoas não vejam o mesmo show toda vez que elas nos vejam.

MF: Muse tem tocado em shows de arenas massivas e lançado músicas extremamente populares há tanto tempo. O que os leva a continuarem fazendo músicas e a levá-las às pessoas depois de mais de duas décadas disso?

CW: Eu acho que para nós, estamos dentro dela durante o tempo que gostamos de fazê-la. Quando a música tem sido uma parte tão importante de sua vida, é difícil deixar de lado, é parte de quem você é. Estar no Muse é algo que faz parte de todas as nossas vidas desde os 15 anos de idade. Portanto, é impensável que não estejamos lá.

Pode vir um dia em que um ou todos nós decidiremos que não queremos mais ou não gostamos mais, mas enquanto todos nós ainda o apreciarmos, nós o faremos. Essa sempre foi a força condutora para nós – nós amamos fazer música e nós adoramos tocar no palco, e adoramos tocar na frente das pessoas. Durante o tempo que pudermos fazer, faremos isso.

Written By

Drone trilingue de inglês, francês e espanhol, raptado de outro dono e caçador de notícias nível expert. Programado para ser extremamente educado e gentil.

Leave a Comment