MUSE

team

Muse é uma banda de rock alternativo que surgiu em 1994, na cidade de Teighmouth, Devon, interior da Inglaterra. Composta por Matt nos vocais (piano e guitarra), Chris no baixo (backing vocals) e Dom na bateria. A banda vem criando seu sucesso aos poucos ao mesmo tempo que sua base de fãs se consolida.

 

Ao todo já foram seis álbuns de estúdio lançados (além de diversos b-sides e DVD’s ao vivo), desde 1999 com Showbiz, seguido por Origin of Symmetry em 2001, Absolution em 2003, Black Holes and Revelation em 2006, The Resistance em 2009 e The 2nd Law em 2012. Já foram mais de 15 milhões de cópias vendidas.

 

O sucesso não veio cedo. Foi só a partir de Absolution que a banda decolou. Esse mesmo álbum foi o primeiro a estrear na primeira colocação dos tops britâncios, e a partir de então todos os outros que o seguiram foram parar na liderança dos charts, não somente britânicos, como também mundiais.

 

Antes de se tornar Muse, a banda chegou a ter os nomes de Gothic Plague e Rocket Baby Dolls. Dom fazia parte da Gothic Plague e pouco tempo depois pediu para o Matt ser guitarrista da banda. Enquanto isso, Chris fazia parte de outra banda, chamada Fixed Penalty, onde tocava bateria. Todos os integrantes da Gothic Plague saíram, ficando apenas o Dom e o Matt. Depois eles encontraram o Chris e pediram para que ele aprendesse a tocar baixo para assim entrar na banda, ao passo que Chris aceitou. Rocket Baby Dolls foi o nome usado muito brevemente na história da banda. Foi apenas durante um show, um tipo de Batalha de Bandas, onde, mesmo tocando de qualquer jeito e mal sabendo manejar os instrumentos, Rocket Baby Dolls demonstrou paixão no que fazia e acabou ganhando o concurso, fazendo com que a banda percebesse que estava na hora de levar música a sério. E então Muse surgiu.

 

“Eu conheci o Matt e o Dom uns cinco anos antes de começarmos a banda, porque nós íamos para escola juntos. Eu estava em uma banda, Matt e Dom em outra, mas a deles estava acabando e a minha estava se desmanchando também, então, nós nos juntamos a partir daí.” – Chris Wolstenholme.

 

Desde 2000, o Muse venceu pelo menos 39 grandes prêmios do mundo da música em mais de 101 nomeações, incluindo dois Brit awards, dez NME Awards, quatro Kerrang! Awards e um Grammy de melhor álbum de rock com The Resistance (2009).

 

Muse tem um estilo musical misto, começando pelo rock, passando pela música clássica e até mesmo eletrônico e pop. Mas, ao contrário de muitas bandas, o Muse continua demonstrando emoção e devoção pela música que faz, inspirando fãs e vidas. Tendo diversas influências como Jeff Buckley, Queen e Rage Against the Machine, Muse cresce com um estilo único e especial.

 

“Eu acho que não existem muitas bandas que sentem realmente o suficiente a música que fazem. É triste, mas eu acho que o Nirvana foi a última banda a fazer realmente isso. A música deve ser um escape para as suas emoções. Se não fosse por Muse, eu provavelmente seria apenas mais uma pessoa violenta. Efetivamente é um alívio, e é assim que tem de ser” – Matthew Bellamy

 

Curiosidades

 

– O grupo tornou-se, em 16 e 17 de junho de 2007, a primeira banda a lotar o recém-reformado Estádio de Wembley em Londres. [Chris até mesmo comenta que George Michael pode ter sido o primeiro artista a entrar lá, mas o Muse foi a primeira banda.]

– Em 26 de setembro de 2008, da Universidade de Plymouth, os membros do Muse receberam um doutorado honorário de artes pelo seu trabalho no campo da música.

– O álbum Origin of Symmetry só foi lançado em 2005 nos EUA, porque durante as gravações do álbum a gravadora, que na época era a Maverick, ficou preocupada com o som da voz de Bellamy e pediu para que o Muse mudasse algumas músicas antes do lançamento do disco nos Estados Unidos. O Muse recusou e acabou deixando a Maverick, por isso o estúdio decidiu não lançar Origin of Symmetry em solo americano.

– Muse nunca tocou Falling Away With You ao vivo.

expelliarmuslol– Muse não gosta muito de tocar com playback.

– Muse participou das trilhas sonoras dos três primeiros filmes da Saga Crepúculo, com Supermassive Black Hole, I Belong to You e Newtron Star Collision (Love is Forever), respectivamente.

– O álbum Origin of Symmetry foi tocado na íntegra durante o show no festival Reading and Leeds em 2011, em comemoração dos 10 anos de lançamento do álbum.

– Madness é a música do Muse que ficou 18 semanas seguidas em primeiro lugar na lista de alternative songs da Billboard, sendo assim a música que mais tempo ficou em primeiro lugar nessa lista de todos os tempos.

LINHA DO TEMPO

MATT

CHRIS

DOM