Tudo sobre a banda britânica Muse formada por Matt Bellamy, Dom Howard e Chris Wolstenholme.

Instagram Facebook Twitter

(Oficial) Dê ideias de marketing para a Warner!

layout-apoio-warner-music-brasilGalera, a Warner Brasil pretende investir bastante no MUSE, o que é uma excelente notícia para nós. A Warner Brasil tem intenção de aumentar a quantidade de fãs do MUSE por aqui, para que assim seja interessante trazer a banda novamente ao país. Além de buscar novos fãs, a gravadora também deseja fortalecer o laço entre os atuais fãs e a banda, criando mais fidelidade entre esta turma.

Nas últimas semanas, desde o lançamento do The Resistance, a Warner Brasil vem realizando reuniões com colaboradores e discutindo estas estratégias. A nossa promoção que sorteou 5 CDs The Resistance, camisetas e adesivos; as festas de lançamento do The Resistance promovidas pelo Muse Brasil com sorteio de CDs e outros brindes; bem como a nossa próxima promoção que será iniciada amanhã e estará sorteando 10 Singles de Uprising, fazem parte desta estratégia da gravadora.

Mas até então tudo o que está sendo feito apenas cumpre o segundo objetivo deles, que é fortalecer o que os atuais fãs sentem pela banda. Tendo em vista a necessidade de cumprir também o seu principal objetivo (aumentar a quantidade de fãs), nós tivemos a ideia de consultar vocês e formar algum plano de divulgação do MUSE, e então mandar para a gravadora.

Gostaríamos de receber toda ajuda possível na elaboração deste plano. Não é difícil, é só fazer um comentário respondendo a estas perguntas, dando ideias, etc. Nós nos encarregaremos de pegar todas estas ideias e organizá-las para enviar à gravadora.

Como não temos tempo para fazer enquetes e pesquisas, vamos tentar fazer da forma mais simples. Então, vamos lá, gostaria que cada um desse sua opinião em um ou mais tópicos:

  1. Quem são os atuais fãs do MUSE? Qual a faixa etária? Qual a porcentagem de homens e mulheres entre os fãs?
  2. Como é o comportamento dos fãs do MUSE? Estão na escola? Já fazem faculdade? Trabalham? Do que gostam? Que tipos de lugares frequentam? Etc.
  3. O que você faria para atrair mais estes fãs? Você personalizaria produtos? Criaria lojas de camisetas? Investiria em Singles ou apenas em CDs?
  4. E na Mídia? Quais os canais de comunicação onde deveria haver investimento na divulgação do MUSE? TV? Rádio? Internet? Mídia impressa? Como?
  5. O que fazer para atingir os fãs da banda? Promoções? Sorteios? Eventos? Concursos?
  6. Quem não é, mas pode ser fã do MUSE? e aqueles que não são totalmente fãs da banda ou ainda não a conhecem, como atraí-los? Quem são as pessoas que poderiam gostar de MUSE? Qual é a análise comportamental deles? Do que gostam? O que fazer? Onde fazer? Como? Enfim, todas as perguntas aplicadas aos fãs do Muse, mas agora aos grupos que ainda não conhecem Muse mas poderiam gostar da banda.

Enfim, qual seria sua estratégia para atrais novos fãs e preservar os atuais, tornando o Brasil uma região propícia para novos shows da banda no futuro?

Agradeço muito a ajuda de todos, e espero que juntos possamos mostrar a eles que o Brasil é tão propício a shows do Muse quanto a Europa. E vamos torcer. É o primeiro de muitos passos para o retorno da banda! Valeu!

Obs. – Ideias no Orkut: Comunidade Muse Brasil.

Written By

Drone Master, mandante do crime, designer, programadora, amante de Muse mais do que a mãe (mentira, até porque a mãe ama Muse também) e também de Arctic Monkeys. Rondam-se boatos de que ela não seja Homo sapiens e sim Canis lupus.

Comments: 25

  • Steff

    23 de outubro de 2009

    tipo amei a ideia de 5 fãs numa turne mundial.

    enfim, eu vou postar a minha ideia aqui depois, para vocês verem mais ou menos como é, mas sintam se livres para dar ideias.

  • Bliss

    23 de outubro de 2009

    AIMEOLDEOLS 5 fãs na turne, eu morro. #fatobjs
    Hm, vou pensar em algo e posto depois k? XD

  • L. Ciro

    23 de outubro de 2009

    O Secondary Fanbase são basicamente os fãs de Crepúsculo, e devem ter de 12 a 19 anos, e são na maioria mulheres. Idéias.. ainda não tive.

  • Steff

    23 de outubro de 2009

    L. Ciro, eu JURO que não tinha lembrado dos fãs de Crepúsculo. Isso vai ajudar!

  • yasmim

    23 de outubro de 2009

    Nossa adorei isso!!Como fã da banda qro mais q eles dominem o mundo!!Mas infelizmente aqui na minha cidade,Cuiabá-Mt,nunca encontrei cds,camisetas,nada da banda aki.Eu tenho q baixar as músicas,e se quiser alguma outra coisa deles,só através da internet.Resumindo,se não fosse a a santa net e a mtv talvez não conhecesse o Muse.Nossaaa!!Eu acho isso injusto!!!O Muse tem fãs no Brasil inteiro,nós q estamos distantes das grandes capitais ficamos meio “avulsos” e isso não é justo!!Please,nós fãs queremos o Muse um pouco mais perto de nós!!Bom,é isso q eu tenho pra falar,pelo menos por enquanto.Movimentem-se fãs de Muse!!Valeu!!!

  • Nicole

    23 de outubro de 2009

    1. Núcleo de fãs: Acredito que a faixa etária seja entre 16 a 30 anos. Para falar a verdade, o público do Muse é um pouco mais maduro, devido as composições, os mais jovens são normalmente os que conheceram por Twilight. Quanto ao sexo, acho difícil precisar, mas aqui no show de São Paulo estava bem equilibrado, pelo o que eu percebi.
    2. Análise comportamental: eu particularmente não conhecia nenhum fã da banda enquanto estava no colégio, ainda que tivesse muitos alunos. Quando entrei na faculdade, reparei que muitos possuem camisetas do Muse, inclusive vi algumas pessoas com aquela que foi personalizada especialmente para o show, o que me surpreendeu bastante! E notei que é uma galera que frequenta lugares mais alternativos.
    3. Como você vai alcançá-los? Produtos personalizados é uma boa ideia, visto que o mercado carece de coisas da banda, a não ser que você vá à um lugar específico, como a Galeria do Rock. A loja que o musebr.com tinha era muito legal! Investiria tanto em singles quanto em CD’s, porque existem pessoas que não costumam/confiam importar os singles em sites tipo o Amazon ou London Calling. Aliás, acho os produtos do muse.mu MUITO legais.
    4. Estratégia de Mídia: acho que o rádio é o meio de comunicação que menos é aproveitado, nunca ouvi uma música da banda através dele. Entretanto, atualmente a internet é uma ferramenta chave para a divulgação, bem como canais que proporcionem a exibição de videoclipes(tipo Multishow, MTV Hits, MTV Brasil, VH1, Mix TV…)e quanto a mídia impressa, revistas como a Rolling Stone.
    5. Ações Promocionais: Promoções, eventos relacionados a música(como a Expo Music ou aquela balada de lançamento do The Resistance que teve no Rio e em Sampa), concursos
    e banners em blogs musicais(movethatjukebox, por exemplo)acho que dariam um bom resultado.
    6. Fãs favoráveis: creio que para atrair fãs, a internet é um meio imprescindível, o Last.Fm pode exemplificar isso, a medida que os usuários vão ouvindo as músicas, o software relaciona e sugere bandas semelhantes que poderão atrair novos ouvintes, além de propiciar o uso de banners na página.
    7. Estratégia final: levando-se em consideração que as pessoas que moram nas capitais(sul e sudeste, principalmente)são um pouco mais privilegiadas por shows internacionais, deveriam investir em festivais em outras regiões do país também, visto que muitos deixam de ir à uma apresentação devido a distância. A divulgação e os eventos nesses locais propiciariam a atração de novos fãs e manteria os que já são.

    Espero ter ajudado e não ter sugerido nenhuma besteira ou dito algo muito óbvio, até porque meu professor de técnicas de Publicidade e Propaganda se decepcionaria! hahaha Quanto aos fãs na turnê, também amei a ideia!

  • Steff

    24 de outubro de 2009

    Nicole, nota 10! Pessoal, é assim como a Nicole fez que a Warner precisa. Ideias. Ideias. Ideias.
    Aí eles vão ver o que conseguem tirar do papel e colocar em prática!

  • Lucas Martins [Hag]

    24 de outubro de 2009

    Núcleo de fãs: A maioria dos fãs que conheço são jovens entre 15 e 25 anos. Boa parte deles é estudante. Entre os que conheço, as mulheres representam uns bons 30% da parcela, talvez pelo fato de a banda ter um som que não seja tão pesado, com letras diferentes e membros jovens.

    Análise comportamental: Quase todos os fãs que conheço são estudantes. Alguns já trabalham, mas ainda são jovens. Algo interessante que notei é que muita gente das classes média para a alta conhecem Muse, mas não expressam isso pelo fato de a banda ser relativamente desconhecida por aqui. Quando falei do grupo pela primeira vez, descobri que uma amiga próxima já tinha ido a um show deles, e outros 6 conhecidos também gostam deles. Divulgação seria essencial aí, porque os fãs de Muse são realmente leais e sempre prontos para defender seus ídolos.

    Como você vai alcançá-los? Uma coisa muito importante é garantir a distribuição dos álbuns e DVDs da banda. Aqui em Brasília, até hoje só achei um CD (Absolution) em uma loja (FNAC), e ainda assim foi difícil. Investir nos CDs e DVDs deveria ser o foco, pois não é muito do costume de brasileiros comprar singles. Camisas, pôsteres, chaveiros e souvenirs em geral ajudariam a divulgar o gosto dos fãs, desde que a preços acessíveis, é claro.

    Estratégia de Mídia: Principalmente na comunicação em masa: Clipes, entrevistas e reportagens na TV, músicas nas rádios. Os programas deveriam ser os mais voltados para adolescentes e jovens adultos. Na internet, banners, reportagens e resenhas sempre seriam muito bem vindos para espalhar Muse por aí.

    Ações Promocionais: Promoções seriam extremamente eficazes. Creio que uma redução do preço seria importante porque a maioria dos fãs de MUse, sendo jovens, ainda não têm independência financeira ou ainda estão começando a trabalhar. Concursos culturais em revistas valendo CDs e outros brindes seria uma ótima forma de divulgação, não apenas para os fãs, mas também para quem não conhece o grupo.

    Fãs favoráveis: O público-alvo certamente seriam os jovens, de cabeça a berta para novas experiências. Muse é, acima de tudo, inovadora e sempre em transformação, e isso deve ser levado em conta. Os mais velhos que cresceram ouvindo Pink Floyd, Rush e outras bandas de rock progressivo também poderiam gostar de ouvir sangue novo no gênero. Nesse ponto, as propaganda na TV e revistas especializadas atrairiam a curiosidade dessas pessoas. Além disso, divulgação em eventos que reúnam muitos jovens (convenções de cultura pop, shows de outras bandas da Warner) seriam ótimos pontos de divulgação.

    Estratégia final: Basicamente, muita divulgação. TV, rádio, internet e revistas estão sempre levando novas mensagens às pessoas. O importante é fazer com que fiquem ao menos interessados em ouvir uma banda diferente desse pop rock tradicional que infesta os iPods dos jovens. Para os que já são fãs, poder ter acesso ao material da banda seria uma medida para manter todos fiéis. A maior falha que vi no Brasil é que simplesmente não há divulgação, os fãs atuais conheceram Muse pela internet por acaso, então não se pode esperar que haja uma grande base. Na Europa e Estados Unidos eles são um dos maiores grupos da atualidade, então há um imenso potencial aí. O Brasil é uma economia em crescimento, um país cheio de jovens, então a única coisa que falta realmente é espalhar esse fenômeno chamado Muse. Ah, e também trazer a banda para cidades-chave além de São Paulo e Rio. Curitiba, Brasília e Belo Horizonte são cidades que poderiam formar uma boa base.

  • john

    24 de outubro de 2009

    Valeu Lucas!! e sobre Bsb [sou daqui tb xD] the resistance está aparecendo nas lojas ja [leitura do conjunto nacional dik] e o black holes e haarp em algumas lojas em taguatinga e terraço shopping. mas fato que até um tempo atras era bem dificil

  • Steff

    24 de outubro de 2009

    john, eu fui em todos os shoppings, só achei o haarp em um, e ainda por cima, era o último haarp que tinha. nao sei hj como estão as coisas..

  • Gabriela

    24 de outubro de 2009

    Acho que devemos ir atrás dos fãs de crepusculo, ficção científica e divugar a banda em sites que tenha a ver com jogos como o guitar hero, acho que a faixa etária deve ser mais ou menos do 15 ao 30 anos de idade, eu comecei a ouvir o muse com 14 anos, hj eu tenho 16!
    sabe, eu gostaria muito de conhecer o Muse e acho que uma promoção que me dê possibilidade de ralizar este sonho seria bom e maravilhoso se eu ganhasse. E se o Muse vier novamente no Brasil, por favor, que eles venham em Belo Horizonte pq sempre eles passam por São Paulo, Rio e porto alegre mas nunca aqui 🙁

  • Steff

    24 de outubro de 2009

    Valeu Gabi!

  • john

    24 de outubro de 2009

    Guitar Hero e Crepúsculo..com certeza cresceu o numero de fãs da banda com estes..thanks Gabs

  • Jéssica C

    24 de outubro de 2009

    1. Núcleo de fãs: Acredito que os fãs sejam um pouco alternativo, a maior parte que eu conheci foram mulheres, na faixa etária entre 15 e 25 anos.
    2. Análise comportamental: os fãs de muse não saem gritando, eles são mais na deles. Você acaba descobrindo por acaso que tal pessoa gosta de muse e leva um susto do tipo “jura? Não sabia”, eles são estudantes do tipo que vão entrar ou estão na faculdade, são de classe média, gostam de música que tenham instrumentos além do esperado. O pessoal que gosta de muse, que eu conheço, não faz parte de algum grupo, que tirando muse, possuem um gosto muito diferente.
    3. Como você vai alcançá-los? Não investiria em singles, NUNCA. Não é da cultura do brasileiro comprar cd, imagina singles. Investiria em cartazes pelas cidades, promoveria alguma campanha em que os próprios fãs divulgariam, como por exemplo “where’s your muse?” ou “eu quero muse” (com um jogo de fotos de mousse com a banda).
    4. Estratégia de Mídia: Na mídia impressa, como disse na pergunta anterior. Usaria a TV apenas se fosse uma propaganda que não fosse o comum (por exemplo: uma garota liga um rádio e está tocando muse (ela está se arrumando), sai do quarto, a câmera foca na janela e aparece muse – the resistance). O uso de da internet e rádio são bem válidas e úteis.
    5. Ações Promocionais: Eventos restringem pessoas de tal cidade, não acho muito válido, mas promoções de CDs e DVDs, tanto antigos como o cd novo. Também divulgar em livrarias ou contratar aqueles homens estátuas, que poderiam divulgar com a pintura corporal muse, nas principais capitais do país.
    6. favoráveis: o público alvo é o jovem que está indo se tornar independente financeiramente mas ainda não é, portanto, o que for fazer, não deve ser algo fora da realidade financeira deles. O público mais óbvio atualmente, são os fãs de crepúsculo. Como atrair os fãs, além dos de crepúsculo, é por meio de promoções, compre um cd e o seu amigo ganha desconto. Mas o bom uso de um site que explore muse, um site meio alternativo. Também o uso dos cartazes que agucem a curiosidade para algum evento. Também tocar a música nos centros urbanos é uma boa opção. Muse é uma banda que dentro dela mesmo muda seus estilos e isso reflete nos fãs e nos possíveis fãs, assim, o único interesse musical entre os fãs que eu conheço, é o muse, não existem outras bandas em comum a não ser que as outras essas também são inglesas.
    7. Estratégia final: Não tornar uma moda nacional, pode vir fazer eventos com crepúsculo, mas não fazer um marketing nisso, o foco não deve ser pré adolescentes mas sim um jovem-adulto. A melhor estratégia seria investir nos covers de muse em bares e abertura de shows. uUilizar cartazes de ponto de ônibus e usar, muito, a internet, fazendo parcerias com outras bandas inglesas, talvez uma promoção que barateie a venda de dois CDs como muse e Radiohead. Mas a melhor maneira seria, com certeza, colocar alguma música em alguma novela. Também na propaganda, tanto da TV como na do rádio, poderia ter alguém cantando (it could be wrong could be wronng, but aivi xul bim right [sim, cantando errado o fim])
    bem é isso, eu apostaria em propagandas meio cõmicas, e que fizessem a letra ficar na cabeça.

  • Steff

    24 de outubro de 2009

    Jessica, valeu!

    Você poderia explicar mais um pouco dessa ideia: ““eu quero muse” (com um jogo de fotos de mousse com a banda)”?

  • yasmim

    24 de outubro de 2009

    Bom,acredito q os fãs de Muse tenham entre 16 e 30 anos,se relacionarmos a banda com a saga Crepúsculo diria q os fãs vão de 13 a 25 anos.Eu participo de várias comunidades da música supermassive black hole no orkut,e lá eu vi q mt gente passou a gostar não só dessa música mas como a ser fãs da banda,depois q assistiram o filme.Seria interessante investir nos fãs de Crepúsculo.Outra coisa,se usarmos o twitter,orkut,facebook para divulgar a banda para nossos amigos a coisa vai se espalhando.Por exemplo,existe um filme chamado Paranormal Activity q se tornou um sucesso graças aos fãs q postavam no twitter suas impressões sobre ele.Então a mobilização dos fãs nessas ferramentas de relacionamento da internet seria importante.Mas uma coisa,eu sinceramente nunca escutei nenhuma música do Muse na rádio,mesmo as rádios nacionais.Investe-se mt em R&B e Hip-Hop e as bandas de rock ou com um som mais alternativo perdem espaço.Continuo batendo na tecla de q deveriam investir mais nos fãs q não estão na região sudeste,q na minha opinião são os mais privilegiados,com eventos,promoções,e é claro os shows.Eu nunca vi na minha cidade,Cuiabá-Mt,algo do Muse,e eu acredito q essa tbm deva ser a realidade de mts fãs espalhados pelo Brasil.Para conquistar novos fãs e preservar os q já são,tem q ter uma maior divulgãção da banda.Como eu já postei aki,se não fosse a internet e a Mtv,talvez não conhecesse o Muse.Então acho q uma maior divulgação nas rádios,na internet,e uma maior atenção com os fãs espalhados pelo Brasil seriam um ótimo começo.Por enquanto é isso,valeu!!

  • Xi

    24 de outubro de 2009

    Apesar de achar esse pedido um tanto suspeito, vamos lá a idéia diretamente.
    A utilização de promoções envolvendo os blogs seria um tanto interessante. Muse tem um público alternativo, os mais antigos são antenados com o que rola na música e os novos estão começando a se aprofundar. Então um divulgação em redes sociais seria basicamente essencial.
    Pensando nisso, meu plano seria:
    1- Montando uma promoção onde de 10 a 20 blogs sorteassem três prêmios do Muse (cd, camiseta, single, adesivos).
    2- Para participar, teria que enviar uma mensagem via twitter, chamando mais pessoas para participar.
    3- Sendo que, rolaria uma competição entre os blogs participantes, onde aquele que conseguisse mais pessoas para a promoção (divulgando no orkut, em sites amigos e etc.) leva uma caixa com todos os álbuns da banda, poster, singles e mais algumas coisas.

    Uma idéia bem simples, viavel e de rápido resultado.

  • Steff

    24 de outubro de 2009

    Xi, sua ideia é 10. Boa!

  • Steff

    24 de outubro de 2009

    Acho que não é nada de mais. Eu to ajudando porque nao custa nada, e pra mim é muito importante, é meu maior objetivo a divulgação do Muse, e acho que vale uma força da gente, contando que possamos esperar um retorno da banda, produtos nacionais com variedade e qualidade, e contando que não abusem nos preços.

  • Steff

    24 de outubro de 2009

    OBRIGADO a todos que estão ajudando. Eu realmente achei que não ia dar em muita coisa mas vocês foram camaradas, me surpreenderam, tanto aqui quanto na comunidade do Orkut, valeu a todos! Ainda temos mais um dia de ideias, vamos lá.

    Também estou pensando em algo.

  • Tales

    24 de outubro de 2009

    Meus amigos toda hora fazem alguma piadinha de mousse de maracujá quando eu falo de Muse. Isso poderia ser a base de uma estratégia de divulgação.

  • Steff

    24 de outubro de 2009

    mousses com embalagem do muse (Y)

  • Jéssica C

    24 de outubro de 2009

    explicando o mousse

    por mais q a pronuncia das palavras muse e mousse não sejam parecidas…bem é brasil hahaha
    sei lá, fazer alguma frase q jogue com as palavras como por exemplo, ardidas ou mike
    podia até fazer a imagem de um cd pirata escrito mousse e a frase “o que o mundo ouve”
    🙂

  • dessahjuh

    25 de outubro de 2009

    1. A faixa etária vai de 15 e 16 anos à 24, aproximadamente.
    E, na minha opnião não diferença entre homens e mulher que escutam Muse. Há 50% dos dois.
    2. Em geral são pessoas inteligentes os verdadeiros ouvintes. Boa parte dos universitários gostam de Muse, e são aqueles que tinham idade e condições de ir ao show no Brasil. Mas é claro, que com a divulgação do Muse através da trilha sonora de filmes fez com que os mais novos e também mais velhos ouvissem. Agora, no caso destes nem todos se disponibilizariam à ir aos shows ou até mesmo comprar mais de um CD.
    3. Investir em CDs. Em algumas regiões do Brasil não é tão fácil assim adquirir os CDs a não ser comprando pela internet. E, atualmente o que mais ajuda uma banda a se promover são os videoclipes. Por isso, alguma edição especial, um single que tivesse algum videoclipe da banda.
    4. Como já dito, os videoclipes divulgam muito. Mas também músicas na rádio. Com certeza, divulgação através de canais e programas de videoclipes e mais músicas na rádio divulgaria mais a banda. A internet também é importante. Divulgar músicas da música legalmente seria uma opção.
    5. Promoções e sorteios, há CDs, singles e DVDs que muitos fãs gostariam de ter e não tem! E também ajudaria a divulgar entre outras pessoas, porque promoções simples de se participar com bons brindes atraem qualquer pessoa.
    6. Muitos fãs de filmes que possuem a trilha sonora do Muse conhecem a banda e gostam, mas não conhecem tanto. Os sites de fã clubes desse tipo de filme poderiam investir em uma promoção dupla, que incluísse materiais promocionais não só do filme como também da trilha sonora e do Muse. Muito desse público é adolescente e ainda cursam o ensino médio.
    7. Enfim, uma parceria com artistas brasileiros. Da mesma maneira que o 30 Seconds to Mars foi mais divulgado após uma parceria com a Pitty, uma cantora de estilo semelhante e bastante conhecida no Brasil. Uma parceria musical com algum artista de estilo semelhante e bem conhecido no Brasil seria uma ótima divulgação.

  • L. Ciro

    25 de outubro de 2009

    Idéias: concordo com quem disse que Muse precisa ser mais divulgado no rádio, até agora não ouvi nenhum unico single deles nas rádios,
    acho que deveria ter também eventos relacionados à banda não só no eixo Rio-SP e sim em várias capitais,
    pelo menos a princípio na divulgação relacionar com Twilight, do tipo: Muse, a banda que já carimbou sucesso em 2 filmes da série Crepúsculo,
    banners em lojas de rock,
    [ideia mirabolante]: dar ursos de pelúcia com o single Uprising
    acho que é isso.

Sorry, the comment form is closed at this time.