Tudo sobre a banda britânica Muse formada por Matt Bellamy, Dom Howard e Chris Wolstenholme.

Instagram Facebook Twitter

Musers x Twilighters

Um dos assuntos que mais causam discussões atualmente entre os fãs de Muse (depois das roupas do Dom) é a participação da banda na trilha sonora da saga Twilight (Crepúsculo). Ao ler, lembre-se que este é um artigo escrito em Abril de 2010, e que atualizamos com novas informações. Portanto, algumas coisas já mudaram.

Após presença marcante nos 2 primeiros filmes, existe muita especulação da banda favorita da autora dos livros ficar de fora do próximo. Mas porque tanto ‘barulho’ em relação a isso?

Para os que não sabem, como eu antes de pesquisar Stephenie Meyer é a famosa escritora do romance da saga Twilight, que  já vendeu cerca de 100 milhões de cópias pelo mundo. Com tanto sucesso, a história tinha tudo para ser adaptada ao cinema, e não demorou muito. Em 2008 foi lançado o primeiro filme, baseado no livro inicial da saga: Crepúsculo.

A recepção teve seu ponto forte e positivo principalmente no público adolescente da mesma forma que outros ‘fenômenos’ como Harry Potter. Já perante a crítica, houve quem considerou que vender muito não é sinônimo de qualidade, mas os milhões de fãs com certeza não comprariam se fosse algo tão ruim… né?

“Não posso escrever sem música, e minha grande musa inspiradora é a banda Muse”  – Stephenie Meyer

No site da autora, existia uma playlist onde ela colocava algumas músicas de seu gosto pessoal e indicava para os leitores de seus livros. Muse é uma das bandas que sempre marcava presença por lá. Ela nunca escondeu de ninguém a admiração por Muse, pelo contrário, em seus livros existem belas dedicatórias para a banda.

Página da dedicatória em Lua Nova

“And, finally, thank you to the talented musicians who inspire me, particularly the band Muse – there are emotions, scenes, and plot threads in this novel that were born from Muse songs and would not exist without their genius.” […] ”

“E, finalmente, obrigada aos músicos talentosos que me inspiraram, particularmente a banda Muse – há emoções, cenas e tramas neste romance que nasceram das canções do Muse e não existiriam sem sua genialidade.”

Página da dedicatória em Eclipse

“I am in your debt, rock gods of Muse, for yet another inspiring album. Thank you for continuing to create my favourite writing music.”

“Eu estou em dívida com os deuses do rock, Muse, por mais um álbum inspirador. Obrigada por continuarem criando minhas canções favoritas.”

Página da dedicatória em Amanhecer

“The many bands and musicians that keep me motivated; did I mention Muse already? I did? Too bad. Muse, Muse, Muse…”

“As muitas bandas e músicos que me mantém motivada; eu já mencionei  Muse? Já? Que pena. Muse, Muse, Muse…”

Mais do que estas dedicatórias, o que fez muitos fãs do Muse assistirem ao filme, mesmo sem conhecerem a história, foi o trecho de Supermassive Black Hole no filme Crepúsculo no qual há uma partida de Beisebol entre a família Cullen e a Bella.

Após isso, os acessos ao MuseBr dobraram muitos curiosos que gostaram da música foram atrás de informações sobre a banda.  E cada vez mais a relação entre Muse e Twilight aumentava.

Matt e Stephenie

Para o segundo longa da série, Lua Nova, Muse definitivamente não poderia ficar de fora.  O diretor do filme, Chris Weitz conversou com Matt sobre a inclusão da música I Belong To You no filme.

“Ele nos perguntou se haveria problema em fazer uma versão alternativa da música. Eu acho que está tudo bem, se fosse uma das canções principais do disco eu nunca faria. Mas na verdade é uma das faixas mais estranhas do álbum” – Matt Bellamy

E este foi o resultado.

Atualmente, a participação ou não da banda na trilha sonora do próximo filme, Eclipse, levanta boatos de que não aconteça. Mas é bem provável que isso tenha sido um jogo de marketing de ambos os lados e tenhamos sim alguma canção do Muse neste filme, ou o Dom correndo com aquela roupa estranha.

Essas dedicatórias, além das músicas em seu site e nos filmes,  tornam Stephenie uma das maiores divulgadoras da banda na América. Algo muito legal [ao meu ver].  E aí começaram alguns ‘conflitos’ entre os fãs que não gostam da série. Algo mais que comum, mas que faz levantar questões como “O que é ser fã?” ou “Alguém é mais ou menos fã por conhecer a banda através de um filme/livro/outra banda?”.

Na própria equipe do Muse BR, existem fãs e não-fãs da saga Twilight. Nenhum deles conheceu a banda através do filme. Para aqueles que sim, consideramos importante a divulgação do Muse de todas as formas, e estes livros e filmes claramente nos últimos 2 anos são os maiores divulgadores da banda no Brasil e na América, como a própria banda já notou e confirmou. Vale lembrar que muitos fãs de Muse, tornaram-se fãs de Twilight.

Então, Twilighters, que conheceram Muse por Supermassive Black Hole ou I Belong To You, sejam também mais um Muser e conheçam mais sobre esta ótima banda, que é mais que apenas essas músicas!

E você Muser, que não suporta chamarem Supermassive de ”a música do Crepúsculo”, tenha calma, pense que quanto mais admiradores no Brasil, mais chances de sermos vistos pela banda com outros olhos.  Todos nós somos admiradores deste trio, e isso tem que estar acima de tudo

Atualização

Depois de tanto se falar que Muse não entraria na trilha sonora de Eclipse, o oposto aconteceu, e mais, a banda gravou um novo single especialmente para lançamento na trilha sonora do terceiro filme da saga: Neutron Star Collision (Love is Forever).

[youtube]MTvgnYGu9bg[/youtube]

Muitos fãs da banda não gostaram, surgiram até videos editados sem as cenas do filme, mas hoje a música já é muito apreciada por todos.

2011 chegou e seria anunciado a trilha oficial do filme Amanhecer (parte 1), e para o alívio de uns e surpresa de outros, Muse não tem nenhuma canção neste. No dia a banda chegou a ocupar uma posição nos TTs do Twitter justamente por este motivo (só não se sabe se eram fãs do Muse ou se eram fãs de Crepúsculo reclamando). Também não houve até hoje nenhuma nota oficial sobre o assunto.

Mas, e agora? Vai ter Muse na parte final em 2012 para promover o novo CD da banda? Fãs de ambos os lados vão se entender um dia?

Atualizaremos este post assim que essas e outras perguntas sobre o universo forem respondidas 😉

Written By

Fundador do MUSE BR. De tudo um pouco por aqui desde 2008.

Comments: 51

  • Fabricio

    21 de abril de 2010
    reply

    Tenho um pouco de vergonha de dizer que essas fotos das dedicatórias ao Muse, são dos meu livros da série Twilight xD hahaahh

    • Steff

      24 de abril de 2010
      reply

      hahaha – se vc nao tira, iam ser dos meus :$

      • Fabricio

        25 de abril de 2010
        reply

        Nos livros em português tb tem essa dedicatória? :O

        • john

          25 de abril de 2010
          reply

          Claro né xD

          • Steff

            25 de abril de 2010

            sim, e em portugues ahuahuahu.

  • Talita

    21 de abril de 2010
    reply

    eu curto o taylor lautner. q

  • Natália Pedretti

    21 de abril de 2010
    reply

    é, eu conheci o muse através da saga… na época eu nem gostei da música, só comecei a gostar de Muse depois da minha irmã começar a baixar as músicas. No fim, nem gosto mais de twilight. ‘-‘

  • Nina Duoli

    21 de abril de 2010
    reply

    Eu conhecia muito pouco do Muse antes de twilight, mas fui gostaaaaaaaaaaar mesmo, me apaixonar depois de ler os livros e ouvir as playlists da Stephenie… depois veio o filme.
    Pra mim gostar de uma coisa não exclui gostar da outra. Todo mundo pra conhecer uma coisa tem que conhecer de alguma forma…e porque não via Crepúsculo?? Só porque é uma história adolescente (e que na maioria das vezes só quem não leu é que naõ gosta)?
    Muse é perfeito,uma das melhores bandas,pelo menos pra mim. E eu Adoro Crepúsculo tb, amei os livros, gostei dos filmes (mais de Lua Nova)…e não tenho vergonha nenhuma de dizer (mesmo eu estando longe de ainda ser adolescente).

    =)

  • Nina Duoli

    21 de abril de 2010
    reply

    Ah! Olha a minha miuga Selhe (que me passou o link pra ler esse post – que eu AMEI), com a banda Vitrola 101, cantando Supermassive Black Holes num evento de Crepúsculo que nós organizamos.O pessoal vibra e sabe cantar TUDO do Muse – http://www.youtube.com/watch?v=vbokUbBARHI

    Ela tb cantou Starlight e Time is running out, que mesmo naõe stando no filme o pessoal sabia na ponta da ligua.

    =)

    • john

      22 de abril de 2010
      reply

      Confesso que não sou fã da série [mais por não gostar desse tipo de história doq outra coisa]..mas achei muito legal e divertido o encontro de vocês pelos videos no youtube. Isso é ótimo para divulgação da banda e penso que muitos fãs que não gostam da séria, deveriam NO MINIMO olharem por este ponto. As vezes alguns fãs que conhecem poucas músicas fazem mais ‘barulho’ que fãs que se consideram ‘antigos’.

  • mems

    22 de abril de 2010
    reply

    eu curto o cara que faz o carlisle q

    até gosto dos livros e li todos, mas admito que tenho um certo “preconceito” contra os fãs que conheceram através dos livros. Na miiinha cabeça, a maioria dos fãs da saga são aquelas pessoas histéricas que gritam e se rasgam no cinema quando o edward aparece na tela. Simplesmente acho que muse e pessoas que gritam por causa de vampiros-que-brilham-e-vivem-com-cara-de-quem-tá-passando-mal não combinam muito.

    E antes que alguém fale alguma coisa, eu sei que existem muitas³ pessoas por aí que conheceram muse pelo filme e são tão fãs quanto os que conheceram antes e que quanto mais musers por aí, melhor, mais chance de eles virem pro brasil e bla.

    • Natália Pedretti

      22 de abril de 2010
      reply

      UIAHAI tipo, concordo contigo. mas o meu “””preconceito””” é com aqueles fãs que dizem que amam muse e aí quando a gente vai perguntar quais as músicas que ele gosta, ele responde “supermassive black hole” ¬¬’ ah isso me deixa com raiva. mas se eu disser que não goto de TwiMusers seria contraditório…

  • AnaaBanana

    22 de abril de 2010
    reply

    amei o post, parabénss :33

  • AnaaBanana

    22 de abril de 2010
    reply

    eu curto o taylor lautner. q [2]

    pegava NUMA BOA ILDUADUSA8UD aliás, acho os lobos uns pitelzinhos lol

  • Yasmim

    22 de abril de 2010
    reply

    Sinceramente não sou mt fã da saga Crepúsculo.Não li os livros,mas assisti aos filmes,e achei q faltou mt pra serem classificados como bons.Embora não goste,a gente tem q reconhecer q mts portas se abriram pro Muse depois de Crepúsculo.Sem dúvidas foi ótimo pra eles!Eu aprendi a conviver com fãs de Edward e cia,e aprendi a respeita-los tbm.Quando soube q eles iam participar da trilha sonora eu fikei P da vida!O preconcito sempre rola,ainda mais quanto ao comportamento dos fãs da série.Mas pra mim blz se o Muse participar da trilha do novo filme,quanto mais divulgados eles forem melhor.O Muse realmente é mt mais q Supermassive Black Hole e I Belong to You.O lance é ser tolerante mesmo!

  • Lays

    22 de abril de 2010
    reply

    eu curto o taylor lautner. q [3]

  • Anderson

    22 de abril de 2010
    reply

    UIAHAI tipo, concordo contigo. mas o meu “””preconceito””” é com aqueles fãs que dizem que amam muse e aí quando a gente vai perguntar quais as músicas que ele gosta, ele responde “supermassive black hole” ¬¬’ ah isso me deixa com raiva. mas se eu disser que não goto de TwiMusers seria contraditório… (2)

    isso ae é fato :/… whatever, só quero q eles realmente venha fazer show no final do ano como o chris falo se eu nao me engano em uma entrevista o.o

    • Natália Pedretti

      23 de abril de 2010
      reply

      ele falou. fim do ano ou ano que vem. mas eles vão voltar sim õ/

    • Lisa Bellamy

      20 de junho de 2011
      reply

      Pois Eu sou twimuser mas sei o nome de todas as guitarras sei o nom de todos os albuns musicas reconheco cada musica amo eles e meu cantor favorito obvio que e o matt bellamy ele e minha inspiracao pra musica e acho que eu sou uma verdadeira muser…….. espero que tamben penses da mesma forma

  • Antonio Marcos

    23 de abril de 2010
    reply

    pessoal comfesso q conheci Muse através do livro, e q a primeira musik q ouvi foi: Supermassive, mas uma coisa eu digo “essa musica está longe de ser minha favorita! minha favorita é Stockholm Syndrome.”
    Eu gosto um pouco da saga, mas da uma raiva quando alguma amiga FÃ da saga tipo fala “aquela musica supermassive do MOUSE é a mais legal!” MEUDELS! MOUSE ja é exageiro, outras chamam de Musse ainda, isso é q eu não gosto…. mas contnuando o jeito q eu conheci: o q mais me chamou a atenção em supermassive foi o clipe depois comecei a ouvir CAVE, ASSASSIN, HYSTERIA, NEW BORN…. eu sou fã da banda e não tenho vergonha de dizer q conheci Muse por Crepusculo.

  • Jéssica

    23 de abril de 2010
    reply

    Sou Twilighter, e adoro Muse. Não me digo fã deles, pois acho que se dizer fã de uma banda que só conheço as músicas, sei pouca coisa sobre os integrantes e a história dela, é ‘poserismo’.
    Mas posso dizer com toda a certeza que eu AMO as musicas do Muse, que Twilight além de me fazer ler mais, me influenciou na musica. Por isso, digo que ADORO o Muse, e acho que ele tem que ser mais divulgado por aqui, pois o trio é MARA!

  • Jéssica

    23 de abril de 2010
    reply

    E ah, eu conheço 3 cds deles, não só as musicas do filme HUAHA como disse, descobri eles por Twi, e adooooooooro.

  • Cris_of_Cydonia

    23 de abril de 2010
    reply

    EU conheci MUSE através de Crepúsculo. Sou mto fã da saga, já li os livros diversas vezes, assisti aos filmes e tals. Não sou nenhuma teenager. Tenho 31 anos e tres filhos. Antes de assistir ao filme nunca tinha ouvido falar da banda. Qdo ouvi aquela música (Supermassive) eu, que sempre me liguei muito em musica, fui procurar conhecer. É claro que amei! Hoje em dia não passo meio dia sem ouvir MUSE. Sei tudo sobre a banda, conheço todas as músicas… Posso dizer que sou uma verdadeira Muser o/

  • @YuryCassini

    24 de abril de 2010
    reply

    Há tem um porem não será só do Twilight que o MUSE será trilha sonora, a minha amada banda estará também na trilha sonora do novo filme do Tom Cruise “Encontro Explosivo” uma das músicas confirmadas será Uprising http://g1.globo.com/pop-arte/cinema/noticia/2010/04/cruise-e-cameron-diaz-refazem-dupla-em-encontro-explosivo-veja-trailer.html

    • Steff

      24 de abril de 2010
      reply

      Valeu a dica!

  • @YuryCassini

    24 de abril de 2010
    reply

    Sou fa deles desde 2003 quando surgiu o absolition perfeito o único CD que gosto = ou – é o Showbiz! Amo o The Resistance sou um Muser rsrsrs *_*

  • @YuryCassini

    24 de abril de 2010
    reply

    Perdao pessoas escrevi errado rsrsrs conheci ele pelo Origin Of Symmetry confundi o nome do CD sei que foi em 2001 rsrsrsrs Amo Absolution e adoro Hysteria e Blackout sao perfeitas!

  • Érica Tarsis

    24 de abril de 2010
    reply

    Eu conheci Muse através de Twilight também, nunca tinha nem ouvido falar da banda antes disso. Me apaixonei por Supermassive quando ouvi a trilha do filme e por Hysteria, Time Is Running Out, Map Of Problematique, entre tantas outras, quando baixei as playlists da Stephenie Meyer. Depois disso eu comecei a procurar saber mais sobre a banda, comprei meu Absolution, passava o dia todo no media player do muse.mu, comprei os outros cds…. xD Eu virei fã mesmo dos caras, é minha banda favorita de loooonge. A forma como eu conheci ou não a banda não impede que eu seja uma fã. Se não fosse a Stephenie Meyer e seus mega agradecimentos à banda, deuses do rock, como ela mesma diz, eu não teria conhecido o grupo. A divulgação feita por ela não tem nem preço, gente. O que seria de mim se ainda não conhecesse Muse? Oo

  • john

    24 de abril de 2010
    reply

    O legal de vocês é que se interessaram pela banda e foram atrás dos cds para conhece-la melhor…muito bom! Os Musers irão dominar o mundo xD

  • Gabriela

    24 de abril de 2010
    reply

    Esse assunto boa parte das vezes é um ótimo combustível pra começar uma discussão entre os fãs da saga Crepúsculo e adoradores xiitas de Muse. Eu não gosto dos livros da Stephenie Meyer, acho a história muito sem graça, mas não é por causa diso que tenho o direito de linchar os que gostam. O post pegou exatamente a essência da coisa: Se gostou muito das duas músicas que apareceram nos filmes e quer ser um fã da banda, conheça mais, corra atrás e procure.
    Não achava que o trio iria se ‘vender’ desse jeito para conseguir mais público e, consequentemente, ganhar mais lucros. Mas isso deve ser além da vontade deles, já que existem produtores e empresários por trás. O que eu queria saber é se o Matt, Chris e Dom realmente gostam desse romance. xD

    • Steff

      24 de abril de 2010
      reply

      acho q eles nem leram ainda.

  • drika_muse

    25 de abril de 2010
    reply

    Eu conheci o Muse pelos livros e filmes, e comecei pesquisar mais musicas da banda e agora simplismente amoo e não consigo mais viver sem Muse.

    Muse♥Twilight

  • Natália Pedretti

    25 de abril de 2010
    reply

    ah, esuqecemos de dizer que não é nem supermassive black hole. é “a-música-que-toca-naquela-parte-legal-de-crepúsculo”. pode não ser uma parte legal, mas é a menos pior do filme

    • Steff

      25 de abril de 2010
      reply

      vou ter q me manifestar.

      eu gosto dos 2

      s2

      • Natália Pedretti

        26 de abril de 2010
        reply

        IUAHSIUSAH eu não gosto mais do filme, só da música

        • Steff

          8 de maio de 2010
          reply

          nem tanto o filme. prefiro os livros.

  • The Year Of The Cobra

    8 de maio de 2010
    reply

    Não achava que o trio iria se ‘vender’ desse jeito para conseguir mais público e, consequentemente, ganhar mais lucros. Mas isso deve ser além da vontade deles, já que existem produtores e empresários por trás. O que eu queria saber é se o Matt, Chris e Dom realmente gostam desse romance. [2]

    • FelipeMelo

      8 de maio de 2010
      reply

      Eita mano larga a mão de ser poser, oq me interessa se tem muito bestinha que só gosta de MUSE por causa desse romance bizarro?? O importante é que eu sei reconhecer que os caras são muito fodas e tem muito talento, e espero que vc tambem seja assim. Agora publicidade não faz mal a ninguem, mais fãs significa mais publico nos shows e isso implica em um lugar de maior peso pros proximos shows, não sei você mas eu ainda não tive a oportunidade de ir em um show deles e tenho certeza que se o numero de fãs aumentar eles voltam pro Brasil. Não há nada de errado em ter milhoes de fãs, o importante é vc se preocupar com o seu nivel cultural e não com o dos outros, eles são ultra famosos em toda a Europa e isso não faz deles uma banda inferior em nenhum aspecto.

      • Fabricio

        8 de maio de 2010
        reply

        Concordo plenamente, mais fãs = mais shows, claro…na teoria. Existem muitas bandas que tem milhares de fãs, Radiohead por exemplo, e só vieram tocar no Brasil a pouco tempo atrás.

        • Yasmim

          9 de maio de 2010
          reply

          Gente,e daí se o um dos motivos da participação do Muse na trilha sonora dos filmes foi a publicidade?Eles precisam aparecer,vender cd’s,fazer shows…
          É muita hipocrisia dizer q eles vivem de brisa,q eles não precisam fazer negócios.Eu como fã acredito sinceramente q eles fazem música porq realmente amam fazer isso,mas hj isso não é o bastante.Que artísta não depende de publicidade?

  • Milla

    21 de julho de 2010
    reply

    Eu conheci MUSE atraves de Twilight, e baixei todos os albums, hoje sou viciada demais nessa banda, conheço TODAS as musicas , contando tbm que todas minhas amigas conheceram Muse atraves de twilight, elas são viciadas tbm. Meus irmãos obviamente são tbm. Se gosto tanto de twilight hoje, é pq me fez conhecer muse *_____________________*’

  • Natalia_moonstarcollision

    13 de setembro de 2010
    reply

    Bem.. Eu havia parado de ver algumas news, a partir daqui.. Eu gosto de crepúsculo, não o filme, o livro, e foi no final do livro, com a ‘ dedicatória ‘ da Mayer.. Isso no final do ano passado( 2009 – novembro – .. Daí procurei saber mais.. Tenho todas as músicas, eu acho :p

  • zsbianca

    7 de outubro de 2010
    reply

    conheci Muse atravéz do filme, antigamente era uma super fã de TW mas agor anão so mais (sei la, na minha opinião há muitos cliches no livro e reações emocionais que nem um vampiro deve ter u.u ). Acho que meus chiliques por TW diminuiram (e muuuuito!) e cada vez mais fui ficando mais e mais fã de Muse (conher o trio parada dura esta no meu caderno que coisas que eu sonho em fazer!)

  • MieBellamy

    23 de novembro de 2010
    reply

    MUSE é MUSE

  • Natalia

    23 de janeiro de 2011
    reply

    Eu conhecia Supermassive por muuuito tempo antes de Crepúsculo…Eu gosto bastante da saga mas o que me fez amar MUSE não eh mérito só de twilight.Um dia no ‘VMB ANTES’ um pessoal da Fresno e da Pitty cantaram Time is Running Out e eu simplesmente amei!Desde esse dia meu vício por eles só aumenta.
    EU amo MUSE demais.

  • Juninho Farias

    2 de fevereiro de 2011
    reply

    Cara, não tem esse negócio de Poser por ter conhecido a banda pelo livro. Eu não gosto de crepúsculo, mas foi atravez do Neutron Star Collision que eu conheci a banda. E hoje não me considero Poser, pois conheco quase todas as músicas, sei bastante sobre a banda e principalmente GOSTO dela! Poser é quem escuta a banda enquanto ta na fama e quando some joga ela de lado pra escutar o próximo hit.

  • john

    25 de abril de 2011
    reply

    As vezes eu tenho vergonha de ter escrito este post rs

  • Lisa bellamy

    20 de maio de 2011
    reply

    Eu conheci os muse por o twiligh mas nao era tao fan agradecam a uprising por ter mais uma muser no gigante army de fans que eles tem 😉

  • RuthSodere

    25 de julho de 2011
    reply

    O crepúsculo fez foi o Muse descer no conceito de muita gente,muito obg twilagthers $@#!

  • Winicios

    5 de novembro de 2011
    reply

    Muse não vai deixar de ser uma banda foda, pq entrou pra trilha sonora de filmes desse tipo.

    Não gosto da idéia, como a maioria dos fãs da banda, mas eu vejo um lado bom que é a popularidade da banda, muitos não gostam disso, mas eu fico muito feliz quando Muse aparece na TV ou em outras midias que a gente nunca poderia imaginar.

    Enfim, apesar de tudo, preferia não ver Muse mais na trilha desses filmes.

    🙂

  • short fitted prom dresses

    31 de dezembro de 2013
    reply

    Very nice post. I simply stumbled upon your weblog and wanted to say that I have really enjoyed browsing your weblog posts. After all I will be subscribing in your rss feed and I am hoping you write again very soon!

Leave a Comment