Tudo sobre a banda britânica Muse formada por Matt Bellamy, Dom Howard e Chris Wolstenholme.

Instagram Facebook Twitter

Muse está sendo acusado de plágio

A Warner Music está enfrentando uma ação judicial. O compositor Charles Bollfrass pede indenização de 3,5 milhões de dólares ao afirmar que o Muse roubou as suas idéias em Exogenesis.

Bollfrass disse ao tribunal federal de Manhattan que ele escreveu uma “cinematográfica ópera rock de ficção científica” chamada “Exogenesis”.

“A ópera conta a história de uma iminente exterminação da humanidade enquanto o planeta é destruído e a exploração espacial espalha a vida humana para outros planetas. Os protagonistas da história percebem lentamente que suas ações são apenas parte de um ciclo maior que eles estão predestinados a realizar”, ele conta.

“A parte 1 é uma aceitação que a civilização vai acabar. A parte 2 é uma expectativa desesperadora de que o envio de astronautas para encontrar e preencher outros planetas será bem sucedido ao lado do reconhecimento de que esta é a última esperança que resta. Finalmente, a Parte 3 é quando os astronautas percebem que é apenas um grande ciclo, e reconhecem que a menos que a humanidade possa mudar isso, tudo vai acontecer de novo.”, acusando a sinfonia, de três partes também, do Muse ser uma cópia de seu trabalho.

Em 2005, Bollfrass diz que contactou o Muse e duas outras bandas para compor a trilha sonora de “Exogenesis”. No ano seguinte, o Muse respondeu que eles não estavam interessados em seguir o projeto. Em 2009, a Warner Music lançou o álbum da banda, “The Resistance”, que continha três músicas sequenciais intituladas “Exogenesis I”, “Exogenesis II” e “Exogenesis III”. As músicas foram listadas como tendo sido escritas por Matthew Bellamy, o principal compositor do Muse, reclama Bollfrass.

E não para por aí…

“A ópera é uma história da humanidade chegando ao fim e todos depositando suas esperanças em um grupo de astronautas que saem para explorar o espaço e a humanidade se espalhando para outro planeta”, supostamente o significado da capa do “The Resistance”, que o compositor também reivindica por conter uma imagem, que segundo ele, a banda roubou do storyboard de sua ópera.

Bollfrass processou a Warner Music Group para violação de direitos autorais, práticas desleais de comércio e de concorrência desleal. Ele pede 3,5 milhões em danos.

Mas algumas dúvidas ficam no ar… Por que o compositor demorou tanto tempo para entrar com a ação judicial? Afinal, o The Resistance foi lançado há 3 anos. E será mesmo que ele tem como provar tudo isso que ele está alegando?

Enfim, o que vocês acham dessa história?

Atualização

Em uma suposta declaração publicada no site da E! News dia 11/09/2012, a banda negou as acusações.

“Essa alegação é completamente sem sentido, negamos completamente. Ela parece ser baseada em um ‘roteiro’ que a banda nunca recebeu ou viu, produzido por alguém que a banda nunca tinha ouvido falar. Salienta-se que o álbum foi lançado há 3 anos, e é a primeira vez que esse tipo de alegação infundada é ouvida”, disse o porta-voz da banda.

O representante ainda acrescentou que a Warner Music “vai defender agressivamente este processo e que a banda está verificando quais recursos estão disponíveis para eles nos EUA em relação a essas alegações falsas e infundadas”.

Comments: 14

  • Neto Souza

    7 de setembro de 2012
    reply

    Aqui tem informações sobre a capa do The Resistance do Muse. http:// www .music-pt.com/T%C3%B3pico-2009-Muse-The-Resistance

  • Talita

    7 de setembro de 2012
    reply

    awkward…

  • Steff

    7 de setembro de 2012
    reply

    Se for tudo verdade mas o cara não registrou nada, ele perdeu. Mané u_u

    • dannyy

      20 de setembro de 2012
      reply

      Hahahahaha

  • Nicole Baracho

    7 de setembro de 2012
    reply

    O pessoal tá falando aí que o cara teve três anos pra fazer isso, então por quê não fez logo que o The Resistance saiu? Mas enfim, né.

  • zsbianca

    7 de setembro de 2012
    reply

    Realmente, é estranho alegar plágio três anos depois do álbum ser lançado, e aliás, sair essa “bomba” logo no ano em que eles lançam o próximo álbum .-.

  • não intendi, porque só depois de 3 anos do lançamento do The Resistance ele vem reclamar agora, e se é tudo dele, porque não fez as composições e lançou com o próprio nome, teve 4 anos pra fazer isso até o lançamento do The Resistance, somando tudo ele teve 7 anos pra resolver essa história, o próprio cara está errado.

  • Ava

    8 de setembro de 2012
    reply

    Vish que ano de lançamento é muito tenso, esse cara saiu do inferno só pra reclamar do plágio 3 anos depois? Seems inaccurate…

  • Celita.

    9 de setembro de 2012
    reply

    Uma coisa curiosa é que, sempre que alguém vai processar outra pessoa acusando-a de plágio (seja de uma música, filme, idéia para um álbum, livro, etc) eles sempre demoram meio século para criar a história por trás da acusação e esperam o artista começar a aparecer de novo na mídia para soltarem a suposta ‘bomba’. Noel Gallagher falou que Green Day plagiou ‘Wonderwall’ em ‘Boulevard of Broken Dreams’ três, quatro anos depois do lançamento do American Idiot. E ele disse: ‘eles [Green Day] poderiam ter sido educados e esperado o momento de minha morte para copiar minha canção’. E isso nunca resulta em nada, só em algumas fofocas e alguns pequenos questionamentos. E banda vai negar a situação e explicar o que aconteceu, assim espero, e aí a gente vai ter que esperar a reação do sujeito.

  • Michael

    9 de setembro de 2012
    reply

    3,5 milhões não vai fazer falta para o Muse já que a Resistance Tour foi uma das mais lucrativas. Isso é tipo a esmola qua o Eike Batista dá para o cara que lustra o sapato dele.
    Enfim, resta saber se essa história é realmente verídica ou não.

  • Jessyca Maria

    9 de setembro de 2012
    reply

    Que nada a ver… Esse cara tá é armando alguma. Matt vive dizendo que passou anos fazendo essa sinfonia. Pelo amor de Deus, o cara tá usando os mesmo argumentos que a banda usou pra explicar o que significava a Exogenesis. Não faz nenhum sentido essa acusação.

  • Patrick Mayer

    11 de setembro de 2012
    reply

    A banda faz um álbum de sucesso. A banda fica um tempo inativa. A banda lança outro álbum de sucesso. Um cara desconhecido vai na mídia alegar que a banda plagiou ele no álbum anterior. A mídia, que ama um escândalo, bota ele na imprensa. Pessoas — sejam as que acreditam ou não no cara — vão procurar a veridicidade da história dele na internet. Esse cara fica famoso às custas da banda. É um ciclo que acontece a cada lançamento de CD…

  • Luan

    11 de setembro de 2012
    reply

    E levou 3 anos para ele reparar que as músicas era dele. Beleza esse ai é espertão de mais.

  • dannyy

    20 de setembro de 2012
    reply

    Como dizemos por aqui: E é, é Charles? Me traga provas please.

Leave a Comment