Tudo sobre a banda britânica Muse formada por Matt Bellamy, Dom Howard e Chris Wolstenholme.

Instagram Facebook Twitter

[Tradução] Classic Rock Magazine de Setembro

Um novo álbum, a composição da música oficial das Olimpíadas, a nova vida como um pai – Matt Bellamy de fato esteve bem ocupado nesse último ano.

O Schlosshotel em Grunewald, Berlim, é um casarão histórico que o alemão Kaiser usava para ensaiar (assim como os Rolling Stones em 1965). A última vez que o time Muse esteve lá, boatos disseram que o A-ha, banda de música pop, estragou a festa pós-show da banda e beberam todo o champanhe. Com essa história de rock’n’roll, esse hotel é um local ideal para encontrar o vocalista da banda Muse, Matt Bellamy, para conversar sobre guitarras, termodinâmica, dubstep, o fazer de um “Bono” e também falar sobre o próximo álbum da banda que está por vir: The 2nd Law.

[tscopper from=”image” id=”,12812″ width=400]

 

Como o Muse conseguirá ter um álbum melhor do que The Resistance?

Com The 2nd Law nós criamos vários desafios para nos fazer realizar as coisas de forma diferente. Estamos produzindo sozinhos novamente. Aprendemos muito sobre produção, e aprendemos como criar esses desafios que nos fazem realizar algo no sentido oposto do esperado. Por exemplo, Follow Me é uma música que nós tínhamos uma versão que soava como uma música típica do Muse. Mas depois fizemos o verso e convertemos em uma versão digital da mesma música. Depois fizemos o oposto disso com The 2nd Law: Unsustainable, música em que tivemos um som mais eletrônico, estilo dubstep, e decidimos tocar com instrumentos orgânicos. Acho que isso nos abriu mais ainda, com novos gêneros e estilos musicais para tocarmos.

Então é meio que uma mistura de Skrillex, Queen e Orquestra Sinfônica de Londres?

(risos) Exato! É um álbum muito diverso. E cada música do CD foi produzida de forma muito específica e diferente. Esse álbum é com certeza o de estilo mais variado.

O que o fez dizer que esse álbum é “um CD cristão, gangsta rap jazz odyssey com um pouco de ambiente rebelde de dubstep”?

Aquele tuíte que eu fiz foi mais uma piada. Definitivamente não há música cristã nesse CD. Gangsta rap… acho que esse é um gênero que nunca vamos tocar, mas nunca se sabe. O Dom está prestes a compor uma música, então quem sabe talvez ele venha com um pouco de estilo gangsta rap que entre no próximo álbum.

Chris Wolstenholme, o baixista do Muse, é um grande fã dos Beach Boys, e canta bem no estilo de Brian Wilson em Save Me.

É, isso é verdade. A voz dele é muito boa. E o maior herói da música para ele com certeza é Brian Wilson.

O título do novo álbum foi realmente inspirado a partir da segunda lei da termodinâmica?

A influência veio de assistir as notícias e da crise econômica. Comecei a ler um pouco sobre energia e de como dependemos dela, e também de como nossa economia cresce quando descobrimos novos tipos de energia, e de como ela, logo em seguida, desce novamente. Estamos presos nesse ciclo. E a segunda lei da termodinâmica conta-nos que o calor está gradualmente diminuindo em tudo: no nosso corpo, nos planetas, no sol. Então, em alguns dias, temos uma batalha. E o álbum nos fala dessa ideia.

Qual o nível de dificuldade dos solos de Explorers e Madness, influenciados por Brian May?

Eu me sinto um pouco envergonhado com as pessoas achando que sou um guitarrista bom, então, nesse álbum, eu resolvi pela primeira vez fazer uns solos de guitarra. Acho que o meu favorito é o de Animals, onde toco um som bem limpo de guitarra.

E você ganha o seu momento Bono, em Follow Me.

(risos) É, nós fizemos tour com o U2 ano passado na América do Sul. Com certeza tem um pouco de influencia disso no álbum, um pouco de Achtung Baby aqui e ali.

As duas partes de The 2nd Law poderiam ser som de fundo do filme Das Boot. Elas têm o potencial.

Eu sempre fui muito influenciado e interessado por músicas de filme, cresci assistindo filmes de Steven Spielberg, ou de John William’s. E sempre fui muito fã de Hans Zimmer. Ele é o melhor escritor cinematográfico atual. Na música The 2nd Law, você consegue definitivamente ouvir um pouco de influência de Hans Zimmer. Fazer a música de fundo de um filme deve ser mais difícil do que a de um álbum. Leva muito trabalho e tempo, e é algo que eu com certeza adoraria fazer um dia. Mas precisaríamos de um tempo maior de intervalo para isso.

Por que o Muse está somente realizando shows na Europa no momento?

A ideia de uma turnê Europeia nesse outono veio do fato de que realizaremos uma grande quantia de shows no verão. E também teremos muitos vídeos para fazer. Mas acho que faremos algo maior e mais espetacular nos shows fora da região ano que vem.

No Guinness Book Of World Records você é conhecido por destruir o maior número de guitarras no palco. Isso é verdade?

Eu não me lembro de quebrar tantas guitarras! Eu não acredito que isso seja verdade. Deve ser um boato que alguém começou.

Como é ser pai?

Ter um bebê é incrível! É a melhor experiência que já tive. É como se você estivesse nascendo novamente. Você ganha a chance de lembrar todos os momentos incríveis de sua infância. A música Follow Me começa com a gravação do batimento cardíaco de um bebê. O ritmo é influenciado pela batida do coração do meu filho.

Survival é a música oficial das Olimpíadas de Londres. Como foi isso pra você?

Nós ouvimos um rumor de que eles estavam procurando por uma música, e tínhamos Survival na lista de músicas de trabalho do The 2nd Law. Quando percebemos a possibilidade de pô-la nas Olimpíadas, nós acrescentamos a ela certas partes, e aumentamos sua introdução de música clássica. Acredito que a música estaria no álbum independentemente das Olimpíadas. Nós tivemos a oportunidade de carregar a chama olímpica na nossa cidade natal, e acho que minha mãe está mais orgulhosa disso do que qualquer outra coisa que tenha feito na minha vida.

[tscopper from=”image” id=”,12811″ width=400]

Comments: 2

  • dannyy

    20 de setembro de 2012
    reply

    1º “Eu me sinto um pouco envergonhado com as pessoas achando que sou um guitarrista bom” AH VAI MORDER SEU PAI NA BUNDA MATT!
    2º Dom escrevendo… parafraseando Spock, Fascinante.
    3º Matt, você está chamando o Guinnes de mentiroso? tsc, tsc, tsc.
    4º Follow Me é lindja! *__*

  • Hemily Neves

    18 de outubro de 2012
    reply

    Matt, seu humilde u_u
    Ele tem mesmo muito jeito de quem quebra guitarras. Ouvindo algumas músicas eu penso: Como a guitarra sobreviveu à tudo isso?
    É muita pressão sobre um singelo instumento, diga-se de passagem.

Leave a Comment