Tudo sobre a banda britânica Muse formada por Matt Bellamy, Dom Howard e Chris Wolstenholme.

Instagram Facebook Twitter

Resenha The 2nd Law: Um ano depois

Por Geovane Rodrigues.

“Bem, dia 01 de Outubro de 2013, o álbum The 2nd Law completa um ano de lançamento. Por este motivo, resolvi escrever esse artigo, afinal de contas, há um ano atrás eu mesmo matava minha curiosidade sobre como seria o novo álbum do grupo. Confesso que, quando vi o trailer lançado antes, eu fiquei extremamente curioso sobre o que estaria por vir. Já sei que eles gostam de inovar, e fiquei até um pouco temeroso quando vi os dubsteps que eles lançaram. Mas o que mais me chamou a atenção foi outra coisa: o nome do álbum.

Depois de assistir ao DVD H.A.A.R.P, e descobrir a relação do The Resistance com a obra de George Orwell, eu já sabia que eles escreviam as músicas com base em muito mais que meros refrões repetitivos para grudar na cabeça da galera. Mas relacionar um dos conceitos mais abstratos da Física com música era algo completamente novo e, ao menos para mim, inesperado.

Vi muita gente criticando o álbum, sobretudo após o lançamento das faixas Save Me e Explorers. Bem, por mais que, perto de hits como Supremacy e Follow Me aquelas pareçam até de certa forma canções de ninar, não podemos esquecer que o álbum, como um todo, mesmo tendo músicas mais pessoais como Madness e as compostas pelo Chris, possui uma mensagem.

Mas que mensagem é essa, afinal de contas?

Bom, para chegar lá, vamos a uma pequena introdução ao mundo da física que, apesar de muita gente não gostar, é primordial para entender o que significa a frase mais repetida do álbum: “Em um sistema isolado, a entropia pode apenas crescer”.

Mas o que diabos é entropia e sistema isolado? Ora bolas, do que é que eles estão falando?

Bem, vamos dar nome ao bois, antes de entrar na teoria. Em Física, especialmente em Termodinâmica, um sistema é uma porção do universo, na qual temos interesse especial. Um forno, um béquer com reagentes, ou até mesmo o nosso próprio quarto. Um sistema é uma região do espaço que, naquele momento, possui certas características que o tornam de especial atenção para nós e, portanto, o torna diferente do resto, ou seja, do ambiente em redor.

Pronto. Agora que entendemos o que é um sistema, vamos à bendita da entropia. Pense no seu quarto. Se você o deixa fechado para que sua mãe não o arrume, e muito menos você faz isso, ele não sofrerá nenhuma influência do meio externo. Logo, ele será um sistema isolado. E o que acontece se você, que esta lá dentro, não o arruma? Ele fica bagunçado! Roupas aqui, violão acolá, sapatos debaixo da cama, cadernos em cima da mesa, e por aí vai. Essa desordem dentro do seu quarto, segundo a definição clássica de uma das leis da termodinâmica, é a dona entropia. A entropia nada mais é que a medida da desordem de um sistema.

Agora você me pergunta: e daí, o que isso tem a ver com o álbum? Eu diria que tudo. Quando é dito, na faixa The 2nd Law: Unsustainable, que a entropia de um sistema isolado só tende a crescer, eles querem dizer simplesmente que, segundo o nosso padrão atual de desenvolvimento econômico e social, tendemos ao caos. Duvida? Mudanças climáticas, esgotamento de reservas naturais, crises econômicas, guerras e muito mais estão aí para comprovar isso tudo. Por isso eles dizem que tanto uma economia, quanto uma sociedade baseadas em crescimento infinito são insustentáveis. Porque agimos como se fôssemos um sistema isolado: nossa sociedade não quer aceitar mudanças, porque o capitalismo se tornou a verdade absoluta no que diz respeito a sistema econômico. Baseado nisso, exploramos o planeta como se ele fosse nos proporcionar recursos infinitos, e jogamos mais e mais energia fora. No final das contas, os problemas que temos são causados por nós mesmos, e é isso que o The 2nd Law diz: adotamos uma conduta de vida, tanto a nível individual quanto social, que simplesmente não dá certo. Ao ver os vídeos que foram feitos para Animals, isso fica extremamente claro. O capitalismo favorece não quem compete, mas quem vai para ganhar, mesmo que para isso seja preciso quebrar as regras.

Sendo assim, um ano depois do lançamento do que eu diria ser um dos álbuns mais bem produzidos da banda, resolvi escrever este artigo para trazer um pouco do universo por trás das letras e do som de qualidade que eles nos oferecem. Um ano depois, ainda me surpreendo ao ver que, apesar de toda essa cultura pop que vem dominando o mundo da música, ainda existe alguém que não apenas faz música, e sim uma obra que nos leva a refletir sobre como vivemos, e qual é o dia de amanha que queremos preparar para nós. Feliz aniversário, The 2nd Law, você veio mostrar que os garotos de Teignmouth ainda estão com a criatividade e inteligência a todo vapor, e que muito ainda está por vir dessas mentes brilhantes!”

Comments: 4

  • Tatiana

    3 de outubro de 2013
    reply

    SUBLIME!!!! Explicação perfeita, didática. Mostra a alna do T2L <3 Agora quando os novos fãs lerem as canções, enxergarão sob um outro prisma. Obrigada por mostrar a essência desse álbum tão bom.

  • adriana

    3 de outubro de 2013
    reply

    Perfeito!!! muito interessante a essência do album. Muito obrigado por explicar essa obra maravilhosa

  • adriana

    7 de outubro de 2013
    reply

    Conheci a banda nesse rock in rio pela tv,simplismente me apaixonei,passei a procurar respostas por todo meu entusiasmo por essa banda.E com essa explicação toda do album pude entender o motivo de eu ter me identificado tanto com eles.Vivemos com uma geração que deseja mudanças e que precisam de um sistema não isolado,mas independente.

  • Luís

    1 de novembro de 2013
    reply

    Muito bom texto, é isso!

Leave a Comment