
SHOWBIZ COMO VOCÊ NUNCA VIU
Lançado dia 4 de Outubro de 1999, Showbiz é o primeiro álbum do Muse, que começou a gravá-lo ainda em 1998, tendo base nas canções compostas no porão rudimentar de Matt, que era isolado acusticamente com caixas de ovos e era cheio de aranhas. Segundo Matt e Chris, o objetivo de Showbiz é impactar as pessoas com um som poderoso, tratando não do relacionamento entre pessoas, mas sim da comunicação entre elas, que sofreu um grande impacto com o avanço da tecnologia.
A gravação foi dividida entre três estúdios: The Airfield e Sawmills, na Cornuália, e o RAK Studios em Londres. Em entrevista para Australian Guitar Matt lembrou de uma curiosidade dessa época, especificamente sobre sua guitarra dos sonhos: “É uma Gibson Les Paul Gold Top de 1953. Quando gravamos nosso primeiro álbum [Showbiz], nós fomos em um estúdio na Curnuália e gravamos alguns b-sides, e lá tinha uma dessas guitarras. Eu a pluguei e ela soou muito malvada e agressiva, deu peso à músicas como Agitated e Yes Please. Eu não sabia muito sobre preços de guitarra naquela época, então perguntei para o dono do estúdio ‘adorei essa guitarra, você considera vendê-la?’ e ele respondeu ‘sim, por £ 20.000’ ou algo do tipo [ele ri]. Ele me deu uma ideia e eu não pude acreditar, era a primeira vez que ouvia que uma guitarra poderia custar tanto. Não sei quanto vale hoje, mas ela é sensacional, é uma guitarra muito rara e tem um timbre único. Quando você ouve uma dessas músicas, você percebe que eu não estava respeitando a guitarra, estava tocando riffs bobos e coisas muito pesadas. Isso foi antes de saber quanto ela valia, se soubesse antes, provavelmente não teria tocado!”
Como naquela época a promoção de singles era uma prática popular, as músicas escolhidas foram: Unintended, Sunburn, Muscle Museum, Cave e Uno. O álbum oficial tem 12 músicas, mas como sabemos, a banda tem um carinho especial pelo Japão, portanto os japoneses foram agraciados com 13 faixas, tendo o bônus de Spiral Static. Além de vinil e CD, o álbum também foi lançado no formato cassete!
Para a promoção da turnê Japonesa do debut também houve o lançamento do “Random 1-8” em 2000, um álbum extremamente difícil de encontrar que contém remixes de Sunburn, gravações ao vivo e raridades como “Host”, “Pink Ego Box”,“Agitated”,“Yes Please”, “Coma” e “Do We Need This”.
Segundo votação feita no maior grupo do Facebook sobre Muse, as músicas queridinhas dos fãs são Muscle Museum, Showbiz e Sunburn, portanto veremos algumas curiosidades sobre elas.
Muscle Museum: A criação da música começou com a linha de guitarra, e, segundo Matt, fala sobre pessoas que, ao invés de procurarem encarar suas emoções, simplesmente seguem com suas vidas mundanas. Até 2006 a música foi tocada ao vivo com frequência, mas a partir desse ano ela se tornou uma raridade nos setlists, pois, segundo Dom, Matt teria perdido um pedal necessário para tocá-la. Em 2014 o MUSE BR organizou uma campanha no Twitter para que ela fosse tocada no Lollapalooza, mas, apesar de ter sido incluída no setlist pela banda, a saúde do Matt não permitiu sua execução, e logo após o festival ele se desculpou no Twitter e fez a promessa de tocá-la aqui esse ano.
Showbiz: Outra raridade ao vivo, Showbiz é uma canção mais sombria, por ter sido no momento de criação a favorita da banda, deu nome ao álbum. A música contém a nota mais alta já atingida por Bellamy (também presente em Survival e Micro Cuts), ela trata da existência de duas personalidades, a que externamos e a que escondemos. A letra presente no álbum é diferente da cantada na Demo, o icônico verso “Controlling my feelings for too long” originalmente era “Trying to please you for too long”, entre outras mudanças.
Sunburn: Teve início com Matt levando algumas ideias para o estúdio, e em uma jam a canção foi tomando forma. Bellamy achava que a música era fraca, mas com a ajuda do produtor John Leckie ela foi aprimorada. Assim como Showbiz, Sunburn sofreu mudanças entre a versão original e a demo, porém, não é uma raridade ao vivo, já que contou com diversas performances durante as turnês do T2L e The Resistance.
Murilo Lucena
muito interessante!!!muito boa matéria