Tudo sobre a banda britânica Muse formada por Matt Bellamy, Dom Howard e Chris Wolstenholme.

Instagram Facebook Twitter

SHOWBIZ COMO VOCÊ NUNCA VIU

Site_IMAGEM_DESTACADA_NSBWZ

 

Lançado dia 4 de Outubro de 1999, Showbiz é o primeiro álbum do Muse, que começou a gravá-lo ainda em 1998, tendo base nas canções compostas no porão rudimentar de Matt, que era isolado acusticamente com caixas de ovos e era cheio de aranhas. Segundo Matt e Chris, o objetivo de Showbiz é impactar as pessoas com um som poderoso, tratando não do relacionamento entre pessoas, mas sim da comunicação entre elas, que sofreu um grande impacto com o avanço da tecnologia.

A gravação foi dividida entre três estúdios: The Airfield e Sawmills, na Cornuália, e o RAK Studios em Londres. Em entrevista para Australian Guitar Matt lembrou de uma curiosidade dessa época, especificamente sobre sua guitarra dos sonhos: “É uma Gibson Les Paul Gold Top de 1953. Quando gravamos nosso primeiro álbum [Showbiz], nós fomos em um estúdio na Curnuália e gravamos alguns b-sides, e lá tinha uma dessas guitarras. Eu a pluguei e ela soou muito malvada e agressiva, deu peso à músicas como Agitated e Yes Please. Eu não sabia muito sobre preços de guitarra naquela época, então perguntei para o dono do estúdio ‘adorei essa guitarra, você considera vendê-la?’ e ele respondeu ‘sim, por £ 20.000’ ou algo do tipo [ele ri]. Ele me deu uma ideia e eu não pude acreditar, era a primeira vez que ouvia que uma guitarra poderia custar tanto. Não sei quanto vale hoje, mas ela é sensacional, é uma guitarra muito rara e tem um timbre único. Quando você ouve uma dessas músicas, você percebe que eu não estava respeitando a guitarra, estava tocando riffs bobos e coisas muito pesadas. Isso foi antes de saber quanto ela valia, se soubesse antes, provavelmente não teria tocado!”

 

RAK Studios

RAK Studios

 

Sawmills Studio

Sawmills Studio

 

Airfield Studio

Airfield Studio

 

Como naquela época a promoção de singles era uma prática popular, as músicas escolhidas foram: Unintended, Sunburn, Muscle Museum, Cave e Uno. O álbum oficial tem 12 músicas, mas como sabemos, a banda tem um carinho especial pelo Japão, portanto os japoneses foram agraciados com 13 faixas, tendo o bônus de Spiral Static. Além de vinil e CD, o álbum também foi lançado no formato cassete!


Muse-Unintended-173503

 

Muse-Sunburn---Clear-V-206665

 

cave

 

uno

 

Para a promoção da turnê Japonesa do debut também houve o lançamento do “Random 1-8” em 2000, um álbum extremamente difícil de encontrar que contém remixes de Sunburn, gravações ao vivo e raridades como “Host”, “Pink Ego Box”,“Agitated”,“Yes Please”, “Coma” e “Do We Need This”.

 

Random 1-8 misprinted

 

Segundo votação feita no maior grupo do Facebook sobre Muse, as músicas queridinhas dos fãs são Muscle Museum, Showbiz e Sunburn, portanto veremos algumas curiosidades sobre elas.

 

Muscle Museum: A criação da música começou com a linha de guitarra, e, segundo Matt, fala sobre pessoas que, ao invés de procurarem encarar suas emoções, simplesmente seguem com suas vidas mundanas. Até 2006 a música foi tocada ao vivo com frequência, mas a partir desse ano ela se tornou uma raridade nos setlists, pois, segundo Dom, Matt teria perdido um pedal necessário para tocá-la. Em 2014 o MUSE BR organizou uma campanha no Twitter para que ela fosse tocada no Lollapalooza, mas, apesar de ter sido incluída no setlist pela banda, a saúde do Matt não permitiu sua execução, e logo após o festival ele se desculpou no Twitter e fez a promessa de tocá-la aqui esse ano.

Showbiz: Outra raridade ao vivo, Showbiz é uma canção mais sombria, por ter sido no momento de criação a favorita da banda, deu nome ao álbum. A música contém a nota mais alta já atingida por Bellamy (também presente em Survival e Micro Cuts), ela trata da existência de duas personalidades, a que externamos e a que escondemos. A letra presente no álbum é diferente da cantada na Demo, o icônico verso “Controlling my feelings for too long” originalmente era “Trying to please you for too long”, entre outras mudanças.

Sunburn: Teve início com Matt levando algumas ideias para o estúdio, e em uma jam a canção foi tomando forma. Bellamy achava que a música era fraca, mas com a ajuda do produtor John Leckie ela foi aprimorada. Assim como Showbiz, Sunburn sofreu mudanças entre a versão original e a demo, porém, não é uma raridade ao vivo, já que contou com diversas performances durante as turnês do T2L e The Resistance.

Comments: 1

Leave a Comment