Tudo sobre a banda britânica Muse formada por Matt Bellamy, Dom Howard e Chris Wolstenholme.

Instagram Facebook Twitter

Matt: “Cada faixa nesse álbum é um best of do que já fizemos”

Matt finalmente fala sobre Will Of The People, o nono álbum de estúdio da banda! Na mais recente entrevista com Zane Lowe na Apple Music 1, o frontman da banda abriu a boca e revelou diversas informações suculentas sobre o que ele chamou de “genuinamente nosso melhor álbum”.

Fonte: divulgação

“Nossas músicas mais estranhas são as mais amadas pelos fãs”

Sabendo do contraste entre a metaleira Won’t Stand Down e a dançante Compliance, Matt admite: “Sempre tentamos pensar fora da caixa. Nunca nos prendemos a um gênero específico, sempre tentamos muitas coisas diferentes. Ainda não ouvi o novo álbum inteiro ainda, mas ele sai do metal, passa pelo pop, até minha versão de uma música da Adele tocando piano com o coração partido.”

Como assim, o retorno do piano? Simulation Theory não teve nenhuma música em sua versão padrão que estrelasse o piano como instrumento principal. Parece que Matt também sentiu saudade das teclas e vai nos dar esse gostinho depois de tanto tempo!

Os pedidos dos fãs mais exigentes não passaram despercebidos pelo britânico. Ele comenta que “percebemos que nossas músicas mais estranhas são as mais amadas pelos fãs. Faixas bizarras de oito minutos com um solo de piano estilo Rachmaninoff, são as que eles amam e até hoje se apegam.”

Apesar disso, Matt entende a importância de se reinventar. “Nós tentamos seguir em frente e explorar novos gêneros, mas uma parte dos nossos fãs quer que a gente fique nos pesadelos prog-rock de oito minutos. Existe um álbum muito, muito prog ameaçando sair da gente algum dia, mas fica pro futuro.”

Muse appear to have confirmed the title of their new album, 'Will of the  People' | Dork

“Criamos um best of ao invés de montar uma compilação”

Matt comenta que existe pressão da gravadora para lançar um álbum com um “best of” de Muse, mas ele sempre se recusou. No lugar disso, acredita que Will Of The People pode cumprir esse papel. “Nós criamos um best of ao invés de montar uma compilação.”

Achou ousado dizer isso? Pois ele continua! “Cada música nesse álbum é como a melhor parte de algo que já fizemos. Acho que Compliance é a melhor música pop que já fizemos, Kill Or Be Killed deve ser o melhor metal prog que já fizemos, poderia ser uma faixa em Drones.”

Ainda sobre as novas músicas, Matt diz que a bizarra We Are Fucking Fucked será memorável. De acordo com ele, “o melhor finale de qualquer álbum”, e que parece “o b-side mais bizarro e dark da história de Muse.”

Difícil não criar expectativas, não é?

“Genuinamente considero Will Of The People nosso melhor álbum”

Sobre produzir o nono álbum da carreira, o frontman diz que está surpreso com o que ainda são capazes de fazer. “Eu não esperava que estivéssemos lançando o que genuinamente considero nosso melhor álbum. Estou muito feliz e orgulhoso.”

É claro que o processo não foi fácil. “Não produzimos nossos álbuns por conta própria desde The 2nd Law. Começamos com The Resistance, mas The 2nd Law foi onde nos perdemos e atiramos pra todo lado. Eu ainda o amo, mas foi muito doido. Depois trabalhamos com Mutt Lange, e com [Simulation Theory] trabalhamos com vários produtores.”

Mas desta vez, uma novidade na liderança. “Desta vez, deixei Dom comandar um pouco.”

Supresos? Mas tudo tem uma razão: “Dom achou que eu me empolguei demais nos últimos álbuns e fui por uns caminhos meio estranhos, então ele nos trouxe de volta [ao normal]. Ele disse ‘Falando nisso, você sabia que eu toco bateria?’, e focamos em produzir um álbum em que cada um de nós sente que está contribuindo de alguma maneira.”

Matt também diz que foi importante essa mudança de comando: “Ele leva uma semana pra tomar qualquer decisão. Normalmente eu saio correndo, faço tudo bem ‘boom boom boom’, mas o Dom é mais lento e gosta de pensar em cada escolha, e por isso o deixei tomar várias decisões desta vez.”

Muse announce new album Will Of The People - Radio X

“Vamos ficar no estúdio e nunca mais fazer turnês”

Matt confessa que ficar de molho durante a pandemia foi importante para seu processo criativo. “Produzimos este álbum em um ritmo bem relaxado. Em alguns momentos, estávamos gravando em Abbey Road e pensamos ‘Gostamos tanto dessa atmosfera, vamos ficar no estúdio e nunca mais fazer turnês’! Claro que foi só um pensamento, mas tivemos vontade de fazer vários álbuns.”

A inspiração, claro, nos lembra de como os Beatles abandonaram os shows no final de sua carreira e focaram apenas na produção em estúdio. “Quando a inspiração bate, é difícil largar os instrumentos. Sempre admiramos a maneira que artistas como Prince, Queen, The Beatles produziram tanto material em curtos períodos de tempo. Mas claro que eles não faziam turnês como bandas atualmente.”

Uma decisão impossível? Não necessariamente. “Falamos bastante sobre isso, por que não produzir três álbuns de uma vez e só depois sair em turnê?”

Se é algo que vai acontecer mesmo, só o tempo dirá.

Written By

Aqui tem informação! Tradução também. E umas coisas a mais.

Leave a Comment