Tudo sobre a banda britânica Muse formada por Matt Bellamy, Dom Howard e Chris Wolstenholme.

Instagram Facebook Twitter

Matt Bellamy

Matthew James Bellamy nasceu em Cambridge, Inglaterra, em 9 de junho de 2019, mas ainda criança se mudou com a família para Teignmouth, no sul do país. Seu pai, George Bellamy, foi guitarrista da banda The Tornadoes, que alcançou popularidade nos anos 1960 com a música Telstar.

Matt teve seu primeiro contato com música aos 6 anos de idade, quando seu irmão mais velho, Paul, o estimulou a aprender piano tocando músicas que ouviam na TV. Durante a adolescência, ele também aprendeu a tocar guitarra por conta própria. O único instrumento que aprendeu formalmente foi violão clássico, na escola.

Com o divórcio dos pais quando tinha 14 anos, Matt focou sua energia na música. Na adolescência, conheceu Dom Howard na escola e foi convidado para tocar em sua banda, Carnage Mayhem. Esse grupo, porém, não durou muito tempo, e quando perderam seu baixista, chamaram um colega baterista para ocupar seu lugar: era Chris Wolstenholme. Surgia então a banda Gothic Plague, que mudou seu nome para Rocket Baby Dolls, e posteriormente, Muse.

Com o crescimento da banda, Matt foi adquirindo gosto por temas políticos e conspiracionistas, ficando famoso por escrever letras de revolta e combate ao sistema. Seu interesse por tecnologia o levou a explorar sons e instrumentos pouco comuns, e também a compor músicas e até álbuns inteiros sobre o assunto. Essa exploração musical fez com que fosse reconhecido como um dos maiores guitarristas do século XXI.

Matt é conhecido pelos fãs por suas habilidades musicais com a guitarra e o piano, composições apocalípticas e intensas, e os vocais bastante poderosos que também incluem falsetes icônicos. Suas principais influências musicais são bastante diversas, saindo da música clássica (com Chopin e Rachmaninov), passando pelos vocais emotivos de Jeff Buckley, a rebeldia de Nirvana e Rage Against the Machine, o eletrônico de Depeche Mode e Skrillex, e até as batidas de Timbaland.

Fora da banda, Matt teve um filho, Bingham Bellamy, com a atriz Kate Hudson em 2011. O relacionamento durou mais alguns anos, mas após a separação, conheceu a modelo Elle Evans, com quem casou em agosto de 2019. Além de ter relacionamentos seguidos com americanas, ele se mudou para Los Angeles, onde mora até hoje.

Veja também

Dom Howard

Dominic James Howard nasceu em Stockport, Inglaterra...

Chris Wolstenholme

Christopher Tony Wolstenholme nasceu em Rotherham, Inglaterra...

Linha do tempo

Navegue pelas datas e veja os principais marcos da história da banda.