Tudo sobre a banda britânica Muse formada por Matt Bellamy, Dom Howard e Chris Wolstenholme.

Instagram Facebook Twitter

Popload: "Muse está matando o rock"

Todo mundo já leu e discordou (basta ler os comentários) da resenha feita pelo jornalista Lúcio Ribeiro no seu Blog, aqui. O cara “é jornalista de cultura pop. Edita o Popload e é colunista do “Caderno 2″ (Estadão), da MTV, das revistas “Capricho” e “Homem Vogue”. É curador do festival Popload Gig, já na terceira edição, e DJ residente dos clubes Vegas e Lions, além de viajar o Brasil tocando em festas de rock”. Mas, apesar de toda esta experiência, não compreende a complexidade do rock do Muse.

Leia a resenha, e nem precisa comentar. Nós já sabemos.

Muse e o fim do rock

* Popload em Paris.

* Já vou falar do The Drums. E dos Pixies confirmado no Brasil. E do Popload Gig 3 NESTA SEMANA. Antes, tem o seguinte.

* Alguém precisa acabar com a banda inglesa Muse. Antes que eles acabem com o rock. Ou o punk precisa ressurgir com três acordes para dar fim nessa progressividade espacial do Matthew Bellamy. Cadê os Sex Pistols? Por que o Malcolm McLaren foi morrer justo agora?

Antes, veja bem. Eu GOSTO de Muse. Sempre gostei. Mais antes do que agora, na verdade. Mas ainda assim.

Aí eles viraram gigantescos na Inglaterra. Depois, constatei no começo do ano, circa Coachella, que os caras estavam imensos, tocando em arenas, nos EUA, mercadão difícil para os britânicos. Inclusive foram headliner no maior festival americano, o do deserto.

Então, aqui em Paris, lá vou eu comprar revistinhas de música na banca. E vejo que tem a mais recente edição da revista inglesa “Q”, de JULHO, que acabou de sair, trazendo na capa dupla um especial do Glastonbury. A chamada é a seguinte: “U2 vs Muse – Quem vai vencer o Glastonbury”. A capa já estava pronta antes de o U2 desistir de tocar. E a revista saiu. Com o Muse na capa e o U2 na contracapa.

Veja bem: Muse rivalizando com U2. E Muse na capa, empurrando o U2 para a “capa 2″, a contracapa. E, de novo, na capa, a chamada para o Muse era “Vamos ser a primeira banda no espaço”, declaração de seu líder. Porque o Bellamy acredita que eles vão sofrer uma abdução enquanto estiverem tocando. Espera que não acabou.

Aí, aqui na França, eu já sabia, o Muse está gigante. Já são há um tempinho. E dá-lhe revista especial sobre o Muse nas bancas. E Muse tocando muito nas rádios. E Muse nos jornais. Outdoors com o Muse. A banda vai tocar em Paris sexta e sábado no Stade de France, o gigantesco estádio da cidade. Os dois dias esgotadaços faz tempo. Ok.

Aí um amigo me mandou um videozinho de um show do Muse na Suíça, semana passada, cuja apresentação é essa:

Acredite em mim. O Muse está matando o rock.

Fonte: Acid Jazz Singer, Popload.

Comments: 22

  • T.p

    7 de junho de 2010
    reply

    Pô, ele fala super bem de Muse e no final diz que muse matou o rock. Explica o motivo seu idiota!!! Eu sei q mesmo vc não concordando vc tem q respeitar a opinião dos outros mas esse cara é um louco!!
    ILOVEMUSEFOREVER

  • coltsfan

    7 de junho de 2010
    reply

    bem, na minha opinião…

    • dannyy

      8 de junho de 2010
      reply

      Concordo plenamente.

      • Nathalie

        29 de maio de 2011
        reply

        deculpa amore..vc concorda plenamente em q? com o q o jornalista disse ou com os comentarios? eu logicamente diria q vc concordou com os comentarios pq se vc concordou com o jornalista, nao faz sentido a sua foto “I love Muse”!

  • Diogo

    7 de junho de 2010
    reply

    esse cara deve ter algum problema, ele fala q o muse vai mata o rock, mas ele não explica o porque dessa opinião absurda dele, não sei como alguem assim é jornalista

  • NanReNan

    7 de junho de 2010
    reply

    Como pode….ele não vê que ele é apenas 1 contra o resto do mundo?

  • Cris_of_Cydonia

    8 de junho de 2010
    reply

    Pedra no ateu n/

  • john

    8 de junho de 2010
    reply

    Vejam o contexto pessoas, não apenas o título da matéria. Ele disse besteira apenas quando fez a comparação com U2, pois, provavelmente ele não deve lembrar que a porta de entrada para os Estados Unidos do Muse, foi o U2 com os shows de abertura da 360.
    Ele faz uma crítica a demasiada mídia na banda atualmente, tanto em revistas, jornais, tv, filmes twilight e etc. Tenta dizer que muita luz, maquiagem, roupas coloridas, efeitos, palcos gigantes com bailarinas e tals não eram característica da banda,[também esquece que no Haarp existiu isso, mas como ele não diz qual o período que ele passou a gostar menos..] que era conhecida e respeitada como “os 3 que fazem barulho de 8”, depois a “banda de festivais e estádios”, hoje em dia, Muse é a “banda do crepúsculo”. Não criticando o filme, mas a postura da banda que passou a colocar outros elementos a frente da música.
    A “morte ao rock”, interpreto eu, que seja relacionada a que, para ser rock, precisa desses elementos todos que o Muse apresenta.
    Matt vive dizendo que eles querem ser a maior banda de rock do mundo, mas que seja DE ROCK, não de glam-psico-magazine-jazz-eletro-glitter-soundtrack-ultra-jam-light-ROCK.

    Achoq o Matt tem que se tocar que Muse hoje é grandioso demais e influencia muita gente por toda a capacidade técnica da banda. Tudo oq eles fazem pode virar tendência. O ‘medo’ é eles mudarem a visão de rock do mundo.

    • Angie

      8 de junho de 2010
      reply

      Eu até entendi isso, mas a questão é que mídia em excesso ou super produções não são coisas que prejudicam o rock. Pelo contrário. As maiores bandas de rock, as mais lembradas pelos anos, consideradas lendárias, quase todas trabalharam com todos esses elementos como efeitos e palcos gigantes, e isso só contribuiu pro estilo. Não seria exatamente uma mudança na visão de rock pq essas são coisas q as bandas fazem há décadas. E mesmo se fosse uma mudança, o rock não pode ficar estagnado, então eu considero esse tipo de inovação positiva, independente de eu ser fã. Acho que o rock atual ficou tão taxado de underground que bandas grandiosas assustam um pouco. E tb, acho que o Muse não passou a colocar esses elementos na frente da música deles… eu concordaria se o som deles tivesse ficado inferior, perdido a personalidade ou ficado estagnado, como aquelas bandas q fazem várias músicas iguais. Mas o som deles só evolui com o tempo e ao msm tempo tem as mesmas características de sempre, então, não sei se me preocuparia.

  • yasmim

    8 de junho de 2010
    reply

    Até eu q sou uma fã Xiita do Muse,tenho q concordar que esse glamour todo ta meio q ofuscando a música deles.Claro q oq os levou a esse status de supermassivepowerband foi o som deles,mas talvez hj a mídia esteja deixando essa extravagância toda mais evidente do q a própria música.Ainda pra piorar,tem a porcaria da mídia sensacionalista…Pra q Muse x U2?Os dois são grandiosos,cada um segue a sua linha,tem seu espaço,e acredito q eles não estejam em uma disputa.E outra,não critico a vontade do Muse de ser a maior banda de rock do mundo(eu, se duvidar quero isso mais q eles),eu só torço pra q eles não percam o foco,e continuem fazendo boa música conciliada a grandes shows com parafernalhas e efeitos,mas sem perder a essência da banda.

    • Angie

      8 de junho de 2010
      reply

      Mas aquilo de Muse x U2 foi uma brincadeira da mídia por causa de Glastonbury, não sugeria uma disputa.
      Eu entendo o medo de eles perderem o foco por causa dessa atenção toda para os shows, mas não consigo ver isso acontecendo… Até agora, pelo menos, eu tenho visto a música deles evoluir cada vez mais, eu acho o The Resistance brilhante então acho que os grandes shows são só um complemento pra boa música deles. Até agora eles não perderam a essência, eu vejo nas músicas recentes muita coisa do Showbiz ainda, então acho q isso não vai acontecer.

  • Marii.

    8 de junho de 2010
    reply

    Eu acho que ele tem razão em apenas uma parte: a banda está se concentrando demais em enfeitar o palco, em colocar OVNIs e coisas parecidas, mas ele se enganou ao dizer que eles estão matando o rock. São a melhor banda de todos os tempos. Dizer que eles estão matando o rock seria a mesma coisa que dizer que o Metallica é uma banda de country. E isso é um engano feio. Ele está mais preocupado em reclamar do que a banda faz do que parar para ouvir o que outros tem a declarar. E isso é fraqueza.
    É ele contra quase 5 bilhões de pessoas.
    O MUSE é como aquela fala do Charles Chaplin: “A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso cante, ria, dance, viva intensamente antes que a cortina se feche e a peça fique sem aplausos”. Eles estão vivendo e estão seguindo em frente de cabeça erguida apesar de tudo o que aconteceu. São uma banda que nos encoraja a seguir nossos sonhos e nos inspira a sermos pessoas melhores. Tenho 17 anos e comecei a tocar piano porque o Matthew toca super bem. Quero aprender a tocar outros instrumentos e eles me inspiraram para começar a tocar algum instrumento e para buscar minha própria luz guia. São minha banda favorita, vou até o fim por eles.

  • dannyy

    8 de junho de 2010
    reply

    Bem… Eu não vou criticar o tal jornalista, ele tem sua opinião e pode expressa-lá, e eu só estaria gastando o meu português.
    Pra mim, o Matt sempre quis isso, grandes dimensões, porque ele pensa grande, se isso não os afeta musicalmente (muito pelo contrário) e o deixa feliz, então por que não?
    E no mais, ele faz tudo isso pensando em nos proporcionar uma experiência única, do tipo que ele queria ter se fosse um fã, tenho a certeza de que a maior razão de todo esse aparato é nos agradar, fazer com que nós nos sintamos privilegiados e especiais. E se os amei até hoje, por que pararia agora?

  • Ana Mendes

    8 de junho de 2010
    reply

    Enfim…que homem mais idiota…Eu já lá fui comentar.
    Ele realmente podia explicar porque razão disse isso.”Muse está matando o Rock”. Que absurdo. E além disso, eu nem considero Muse como sendo Rock. É apenas Muse! É único. Claro que se consegue ver bem que influências eles tiveram. Mas o que eles fazem é único. Mas quanto á comparação de Muse com U2, por favor…isso nem se comenta. São bandas totalmente diferentes, igualmente excelentes. Os Muse vão sempre ter um espaço muito especial no meu coração, mas tenho que admitir que os U2 já são a minha banda favorita desde os meus 4 anos, e assim vai continuar a ser. Por muito que eu goste de Muse, os U2 para mim, vão estar sempre acima de qualquer outra banda. Por isso é que eu já disse que os Muse me deram o melhor concerto da minha vida. Até eu ir ver os U2 em Outubro desde ano. 🙂 Mas isso são gostos e opiniões. Não é preciso esse gajo vir fazer comparações. São bandas magnificas! E eu adoro ambas! =DDD

  • Nicole

    11 de junho de 2010
    reply

    Esses mesmos caras que idolatram a Lady (lúpus) Gaga e escrevem para a revistinha CAPRICHO acham que tem muita moral, lastimável

  • MAik

    17 de julho de 2010
    reply

    OOOOQUE??
    esse filho da pu*@ ta pensando o q
    MUSE é a banda de rock mais loka e freak out que
    eu ja escutei desde que toquei knights of cydornia(ñ sei se esta certo)no guitar hero III
    Ainda por cima diz que é fan da banda vai chupa o penis da lady gaga.
    Esse dai é loco …
    p.s odio fam falso…va procura o q faser

  • sum_bellamy

    3 de novembro de 2010
    reply

    Pffff, e o restart? eles SIM estão matando o rock e ninguém se atreve a ir lá reclamar. Ainda mais ele que é editor da capricho…

  • Juninho Farias

    2 de fevereiro de 2011
    reply

    Cara, isso foi tão patético, que eu não to afim nem de perder meu tempo tendo raiva. Só fica a pergunta: O que U2 e Discos Voadores tem a ver com matar o Rock?

  • Edi_MUSE

    20 de maio de 2011
    reply

    Esqueci é restart q salvou o rock. Lamentavel essa tal de Lúcio “Fucking” Ribeiro.
    è editor da CAPRICHO e acha q entende de rock!!!

  • Nathalie

    29 de maio de 2011
    reply

    SEGUINTE………MEW, QUEM É VC PRA FALAR ISSO? MANO, VC É EDITOR DA REVISTA CAPRICHO! VC COLOCA RESTART Q SERIA UM CRIME DIZER Q ESSE BANDO DE VIADINHOS SÃO UMA BANDA! MTO MENOS SE DIZER Q AS MUSICAS TOSCAS Q ELES TOCAM É ROCK! ENTAO MEU QUERIDO, É O SEGUINTE, PRA VC FALA MAL DESSA BANDA MAGNIFICA, MARAVILHOSA, ESTUPENDA… PRIMEIRO VC TEM Q AO MENOS, SABER O Q VC TA FALANDO! AGORA DIZER TODAS ESSAS COISAS SEM PENSAR E DEPOIS DIZER Q É FÃ DELES? MEW, LARGA DE SER FALSO! OU VC É O NAO É! MAIS PODE TE CERTEZA, TODAS AS PESSOAS Q JA OUVIRAM AS MUSICAS DA BANDA MUSE, OU GOSTARAM OU ADORARAM! NAO TEM COMO NAO GOSTAR DELES! QUER Q EU TE PROVE?
    ADIVINHA QUANTOS ANOS EU TENHO PRA TA FALANDO TD ISSO?…. 12 ANINHOS! SÓ ISSO! EU SÔ UMA “PIRRALHA” EU NEM SEI ESCREVER BONITO E FORMAL….MAIS QUANDO SE TRATA DE MUSE, EU FASSO O QUE FOR PRECISO PRA DEFENDE-LOS! ENTAO EU SUGIRO Q VC DOBRE A SUA LÍNGUA ANTES DE FALAR DELES OK?! EM QUANTO ISSO, CONTINUA COLOCANDO FOTINHAS DO RESTART NA SUA REVISTINHA! VAI GANHNAR MTO TEMPO FAZENDO ISSO! BOBOCA! 😛

  • astarlightchaser

    23 de junho de 2011
    reply

    E sua revista está matando o resquício de dignidade existente no mundo.

  • Edizinhah

    23 de junho de 2011
    reply

    Ei, seu zé, quem é você afinal? Eu vou fingir que nem li isso, sabe gente? Não vale a pena discutir com uma pessoa que não entende do assunto.
    E confesso pra vocês que achei linda essa apresentação. Não dá vontade de voar junto? lindo, lindo.

Leave a Comment